O dia 4 de julho fica marcado pela morte de Ricardo Camacho, membro fundador, produtor e teclista dos Sétima Legião. O músico morreu aos 64 anos, na Bélgica. 

A banda portuguesa, formada em 1982, despede-se esta quarta feira de um dos seus fundadores. Ricardo Camacho sofria de cancro do pulmão e estava internado na Bélgica.

Segundo o jornal PÚBLICO, o médico e músico português, produtor, teclista e compositor dos Sétima Legião morreu na madrugada desta quarta-feira. O músico da banda que ficou conhecida por temas como Por Quem Não Esqueci e Sete Mares era natural da Madeira.

Em entrevista ao mesmo jornal, Camacho revelou o apreço que nutria pela música Sete Mares. “É a minha música preferida da Sétima Legião”, disse ao PÚBLICO em Novembro de 2000.

LÊ TAMBÉM: A MARCHA DOS SÉTIMA LEGIÃO SOBRE OLISIPO

“Quando toco aqueles três acordes de abertura e oiço o ‘Tem mil anos uma história’ passa-se qualquer coisa cá dentro, é um daqueles momentos em que uma pessoa sente que vale a pena ser músico. É difícil expressá-lo em palavras, mas se quisesse ser piroso e pedisse para me cantarem uma canção sobre a campa, seria qualquer coisa deste género.”

Os Sétima Legião notaram o seu pesar pela morte do colega de banda, na página oficial do Facebook.

Além de ser músico, Ricardo estava ligado ao mundo da saúde. Em 1971, mudou-se para o continente para estudar Medicina na Universidade de Lisboa.

Mais recentemente trabalhou como investigador convidado no Rega Institute for Medical Research em Lovaina, na Bélgica. Antes disso, o médico já tinha trabalhado na unidade pediátrica de transplantes de medula do Instituto Português de Oncologia. Mais tade, esteve ligado à investigação da SIDA no Hospital Egas Moniz, em Lisboa, hospital onde dirigiu o laboratório de virologia, que viria a deixar em 2013.

Investigador do Centro de Malária e outras Doenças Tropicais, Camacho foi também professor na Escola Superior de Ciências da Saúde e na Faculdade de Ciências Médicas, ambas em Lisboa, e na Universidade Católica no Porto.

Não há ainda informação relativa à data do funeral de Ricardo Camacho, que deverá ser sepultado na Bélgica.