Fonte: Ruralea

6 paraísos fluviais a não perder em Portugal

O Verão não é apenas feito na costa portuguesa ou nas ilhas. No interior do país, de Norte a Sul, são muitas as praias fluviais dignas de serem visitadas. São belezas no meio nada, onde por vezes parece que nem estamos em Portugal. Elas existem e o Espalha-Factos escolheu seis para visitares estas férias.

Sete Lagoas, Montalegre (Peneda-Gerês)

A norte do país fica um pequeno paraíso ibérico tão bem conhecido pelos portugueses, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Montalegre é um dos munícipios abrangidos por esta beleza natural e é onde se situam as sete lagoas. O caminho não é de fácil acesso. É necessário calçado confortável e um pouco de cuidado, mas as límpidas águas e o suave barulho da cascata compensam.

Poço Azul, São Pedro do Sul (Viseu)

 

Foto: AquaPolis

Um pouco mais abaixo, perto de São Pedro do Sul aconselhamos a fugir às tradicionais termas. O Poço Azul tem águas cristalinas da ribeira da Landeira e rochas graníticas. Ouve-se uma pequena queda de água, que dá origem à piscina natural onde pode tomar banho. Apesar de calmo, é necessário ter cuidado, pois é uma praia fluvial selvagem.

Loriga, Seia (Serra da Estrela)
Foto: CM Seia

Esta praia fluvial com águas límpidas situa-se na famosa Serra da Estrela.  Além da beleza envolvente, esta praia foi certificada com alta qualidade com o galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esteve também entre os finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

Foz D’Égua, Piódão (Arganil, Coimbra)
Foto: CM Arganil

 

Muito perto da histórica e conhecida aldeia do Piódão, fica esta bela praia fluvial ainda rodeada por xisto e verdura. As águas são muito límpidas e convidativas para aqueles que, no verão, fogem ao calor do centro do país. O acessos à praia faz-se através de escadas em xisto e não é aconselhado para pessoas com pouca mobilidade.

Agroal, Ourém (Santarém)
Foto: Pequenos Paraísos

 

No meio do Ribatejo, em Ourém, está localizada a praia fluvial do Agroal. Esta bonita praia é banhada pelas águas frias do Rio Nabão (afluente do Zêzere). Foi construída uma piscina que permite relaxar e nadar na nascente do Agroal. Reza a lenda que é uma água com propriedades terapêuticas.

Monsaraz, Reguengos de Monsaraz (Évora)
Foto: Guia da Cidade

 

A praia fluvial de Monsaraz é a primeira praia do Grande Lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, da famosa barragem do Alqueva. É das poucas praias fluviais a sul do país com bandeira azul. O Centro Náutico de Monsaraz oferece excelentes infraestruturas, mas a praia tem também um grande areal, algumas sombras e acesso à água para pessoas com pouca mobilidade. É de fácil acesso e tem um bom estacionamento.

LÊ TAMBÉM: 8 RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS PARA A PRAIA

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
secret story Confessionário Teresa Guilherme
Teresa Guilherme de regresso à televisão em ‘I Love Portugal’