O Verão não é apenas feito na costa portuguesa ou nas ilhas. No interior do país, de Norte a Sul, são muitas as praias fluviais dignas de serem visitadas. São belezas no meio nada, onde por vezes parece que nem estamos em Portugal. Elas existem e o Espalha-Factos escolheu seis para visitares estas férias.

Sete Lagoas, Montalegre (Peneda-Gerês)

A norte do país fica um pequeno paraíso ibérico tão bem conhecido pelos portugueses, o Parque Nacional da Peneda-Gerês. Montalegre é um dos munícipios abrangidos por esta beleza natural e é onde se situam as sete lagoas. O caminho não é de fácil acesso. É necessário calçado confortável e um pouco de cuidado, mas as límpidas águas e o suave barulho da cascata compensam.

Poço Azul, São Pedro do Sul (Viseu)

 

Foto: AquaPolis

Um pouco mais abaixo, perto de São Pedro do Sul aconselhamos a fugir às tradicionais termas. O Poço Azul tem águas cristalinas da ribeira da Landeira e rochas graníticas. Ouve-se uma pequena queda de água, que dá origem à piscina natural onde pode tomar banho. Apesar de calmo, é necessário ter cuidado, pois é uma praia fluvial selvagem.

Loriga, Seia (Serra da Estrela)

Foto: CM Seia

Esta praia fluvial com águas límpidas situa-se na famosa Serra da Estrela.  Além da beleza envolvente, esta praia foi certificada com alta qualidade com o galardão de ouro, uma menção atribuída pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza. Esteve também entre os finalistas das “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

Foz D’Égua, Piódão (Arganil, Coimbra)

Foto: CM Arganil

 

Muito perto da histórica e conhecida aldeia do Piódão, fica esta bela praia fluvial ainda rodeada por xisto e verdura. As águas são muito límpidas e convidativas para aqueles que, no verão, fogem ao calor do centro do país. O acessos à praia faz-se através de escadas em xisto e não é aconselhado para pessoas com pouca mobilidade.

Agroal, Ourém (Santarém)

Foto: Pequenos Paraísos

 

No meio do Ribatejo, em Ourém, está localizada a praia fluvial do Agroal. Esta bonita praia é banhada pelas águas frias do Rio Nabão (afluente do Zêzere). Foi construída uma piscina que permite relaxar e nadar na nascente do Agroal. Reza a lenda que é uma água com propriedades terapêuticas.

Monsaraz, Reguengos de Monsaraz (Évora)

Foto: Guia da Cidade

 

A praia fluvial de Monsaraz é a primeira praia do Grande Lago Alqueva, um dos maiores lagos artificiais da Europa, da famosa barragem do Alqueva. É das poucas praias fluviais a sul do país com bandeira azul. O Centro Náutico de Monsaraz oferece excelentes infraestruturas, mas a praia tem também um grande areal, algumas sombras e acesso à água para pessoas com pouca mobilidade. É de fácil acesso e tem um bom estacionamento.

LÊ TAMBÉM: 8 RECEITAS PRÁTICAS E SAUDÁVEIS PARA A PRAIA