Os magníficos 23 que nos representaram no Campeonato Mundial de Futebol de 2018, na Rússia, já fizeram as malas de regresso a Portugal. No entanto, não é só o que acontece dentro de campo que faz furor e, no campo do estilo, os portugueses são verdadeiros favoritos ao título. Desta vez, deixando de parte os brincos, monogramas e cores excêntricas pelas quais são conhecidos, o Espalha-Factos reuniu os cinco jogadores com o estilo mais irreverente.

Este ano, foi a Sacoor Brothers quem acolheu o estatuto de alfaiate oficial da Seleção Nacional, apostando na produção nacional e na qualidade dos materiais portugueses. Como fator supresa, e através de um fato composto por três peças, a marca portuguesa chegou mesmo a personalizar a indumentária com mensagens específicas para cada jogador. Podes ver aqui o vídeo oficial da criação do fato formal da Seleção.

O futebol é muito mais que ”jogar à bola” e não podemos descurar o facto de que aquilo que os 23 selecionados usam para representar o seu país é, acima de tudo, a sua imagem. Quer seja através das suas próprias marcas ou da participação em eventos, o estilo dos jogadores fora do relvado é, no fim de contas, a representação estilística portuguesa do futebol.

Cristiano Ronaldo

Somando sucessos dentro e fora dos relvados, o mundo da moda torna-se, cada vez mais, uma das apostas fortes do craque português. É sabido que a principal estrela da Seleção Portuguesa ostenta inúmeros projetos empresariais ligados à moda, de que a marca criado pelo jogador, CR7, é apenas um exemplo. E não termina aqui. Sendo um dos homens mais requisitados no universo das marcas, Cristiano Ronaldo já trabalhou com nomes como Armani, Sacoor Brothers, Nike ou a TAG Heuer.

Dentro e fora de campo, Cristiano Ronaldo sempre trouxe um toque de ousadia e inovação. E o ídolo português promete continuar a marcar pontos na indústria da moda. Cristiano surpreende-nos com mais um dote, combinando umas skinny jeans de cor escura com uma camisa castanha. Os sapatos e os óculos, no entanto, são os elementos que transportam o look de banal para simplesmente genial.

Mesmo no jato privado, o jogador não deixa a sofisticação de parte, usando um fato navy sobre uma camisa branca. Os ténis e o boné dão um toque urbano e informal. Mas, claro, a mala Birkin, da Hermès, é a companheira de todas as viagens que Ronaldo não ousa deixar para trás.

Ricardo Quaresma

Como nenhum outro jogador da Seleção, o estilo de Ricardo Quaresma é, definitivamente, a sua maior imagem de marca. De facto, o jogador não se faz rogado quando o assunto é arriscar em visuais arrojados que combinem com a sua forte personalidade. Sem medo da opinião pública, usa o que gosta. O jogador não se inibe no momento de inovar no visual e, com uma publicação no Instagram com a descrição ”estilo não é para todos”, Quaresma revela-nos o seu lado mais dandy, com roupas do criador Paulo Battista, o mesmo que desenha as roupas de Manuel Luís Goucha.

Nem no penteado Quaresma consegue esconder a excentricidade. Surpreendendo com os mais variadíssimos cortes e cores de cabelo, seria impossível esquecer o look que o jogador exibiu durante o Euro 2016, uma cabeça rapada com o relevo de uma pena dourada.

E o estilo parece ser contagioso. Com tantas vivências partilhadas, a amizade entre Quaresma e Pepe foi prolongada para lá dos campos de futebol e até no estilo parecem combinar. Pepe costuma primar pela discrição de um estilo mais desportivo mas, ao lado do colega, deixa-se levar pela extravagância e opta por um casaco de cabedal bordado, calças rasgadas e uma t-shirt estampada que lhe cai pouco acima do joelho.

Cédric Soares

Cédric estreou-se na equipa principal de Portugal pela mão de Fernando Santos. O jogador já tem 26 jogos por Portugal, tendo sido campeão europeu em 2016. No entanto, as vitórias não se ficam só pelo relvado, arrastando-se para o campo da moda. Após extensa pesquisa, o Espalha-Factos reparou que as skinny jeans e os ténis brancos parecem ser os favoritos dos jogadores portugueses.

No seu Instagram, o lateral direito transpira estilo com umas skinny jeans em negro, camisa e ténis brancos. Mas o verdadeiro herói do ensemble parece ser o bomber jacket em camurça bege que muitos, decerto, quererão copiar.

E, noutra publicação, Cédric mostra-nos o que veste para um jantar com amigos. Para além do conjunto infalível de calças e sapatos, a camisola de gola alta e o blazer no mesmo tom certamente não deixaram ninguém indiferente.

William Carvalho

Chamada frequente de Fernando Santos, William Carvalho é convocado para o Mundial pela segunda vez. Mas o futebolista luso-angolano também gosta de estar a par das novidades que acontecem fora do campo e, como tal, fez questão de marcar presença na 50.ª edição do Moda Lisboa, em março.

O médio não quis ficar de fora das últimas tendências e, para um evento tão esperado, William não desiludiu no que toca à escolha do vestuário. Optou por uma sweatshirt da Gucci, sob um bomber jacket em verde seco e, novamente, skinny jeans e ténis brancos. Os acessórios em ouro também não faltaram.

Por outro lado, e num look que o leva do aeroporto para o quarto de hotel, o jogador mostra a sua irreverência com uma camisa Dolce & Gabbana num padrão exuberante e estampado inusitado. Até as malas que William carrega elevam o look ao estrelato.

André Silva

Teve uma época de estreia atribulada no AC Milan, que compensou ao ser um dos melhores marcadores da fase de apuramento para o Mundial, com nove golos. Mesmo assim, considerado um dos jogadores mais atraentes que o país já viu, o avançado português mostra que não sabe apenas ”dar uns toques” na bola.

Até em férias, o jogador parece não descurar o ato de bem-vestir. Numa pausa bem merecida, o jogador combina acessórios em dourado com um pólo da Gucci, de colarinho riscado e num ousado tiger print.

André Silva também nos revela o seu lado mais elegante, trajando um sobretudo navy que, com os botões em dourado, nos traz à memória o estilo marinheiro. Umas skinny jeans a condizer e umas botas beges em camurça completam o look. E, claro, não podia faltar o relógio da Cvstos Genève.

LÊ TAMBÉM:  MUNDIAL 2018: ESTE É O EQUIPAMENTO QUE VENCE NO CAMPEONATO DA MODA

Artigo de Leonor Carmo e Guilherme Alexandre.