Nos dias 7 e 8 de julho, o Parque da Cidade do Porto vai receber o Festival da Comida, organizado pelo Continente. A programação conta com a presença de chefs reconhecidos, showcookings, workshops e atuações musicais.

São seis os chefs que vão confecionar as suas especialidades. Hélio Loureiro apresenta as tripas à moda do Porto. Também tipicamente português é o bacalhau com migas de tomate do chef Manuel Almeida. Justa Nobre vai preparar bochechas de porco e Rui Paula uma cevadinha de camarão. Numa vertente mais internacional, Chakall vai cozinhar uma paella e Anna Lins um chilli com bulgur e quinoa.

No sábado (7), os showcookings contam com os chefs Chakall, Justa Nobre e o peruano Juan Perret. Destaque para o chef Celestino Grave, que vai abordar a gastronomia portuguesa no Oriente. No domingo (8) é a vez dos chefs Miguel Laffan, Hélio Loureiro, Anna Lins e Rui Paula.

Quanto aos workshops, a panóplia de temas é diversificada. O programa de sábado inclui plantas aromáticas na alimentação, petiscos de São João e sabores de verão. Para uma alimentação equilibrada, vão ser apresentadas marmitas rápidas, snacks e lanches saudáveis. Os workshops de domingo abrangem chás e infusões, entradas rápidas com bacalhau, pequenos almoços e formas de colorir os pratos.

LÊ TAMBÉM: APRENDER A COZINHAR: MÊS DE JULHO DEDICADO ÀS CRIANÇAS NA ACADEMIA TIME OUT

Espaços do Festival

O recinto vai contar pela primeira vez com uma zona de churrasco. O chef Manuel Almeida vai ser o responsável do espaço, com carnes grelhadas na hora. Noutra área, a Avenida dos Petiscos, vão estar disponíveis os tradicionais pregos, bifanas e sandes de leitão.

No mercado de vinhos, queijos e enchidos vão estar presentes 60 produtores de referência. Vai ser possível degustar e aprender sobre a harmonização entre os diferentes produtos. A cerveja artesanal também vai ter um espaço próprio.

Na área bio e saudável as atividades vão ser dedicadas às novas tendências alimentares. A sustentabilidade da alimentação, a intolerância ao glúten e à lactose e os rótulos são alguns dos temas em destaque. No espaço das sobremesas não vão faltar donuts, tripas de Aveiro, churros ou pipocas.

Música a acompanhar

Além da comida, o Festival conta com várias atuações musicais. No sábado atuam os HMB, David Carreira e Xutos & Pontapés. No domingo, os mais novos vão poder ver O Mundo da Sara. Diogo Piçarra e Tony Carreira completam a programação musical de domingo. A entrada no evento é livre.