Numa entrevista, esta quinta-feira (28), ao programa da manhã da SIC, José Rodrigues dos Santos falou sobre o novo livro que irá lançar com Júlia Pinheiro e João Paulo Rodrigues e aproveitou também para promover Sinal de Vida.

O último livro publicado, mais um na saga do historiador e criptoanalista Tomás Noronha, mostra o protagonista no espaço, numa história de suspense e aventura à procura de vida noutros planetas. José Rodrigues dos Santos diz tratar-se de um “romance filosófico”, no qual terá aplicado uma grande dose de investigação. Jornalista de formação e profissão, publica desta vez já o seu 18.º romance, afirmando escrever por prazer.

Sinal de Vida, que foi lançado o ano passado, já vendeu mais de 55 mil cópias e aborda a temática espacial, até agora inexplorada por Rodrigues dos Santos. Para o preparar, não se coibiu de contactar a NASA e a Agência Espacial Europeia, e mergulhar no mundo da biologia e da astronomia para criar um enredo espacial num romance que procura, acima de tudo, pensar sobre o “mistério da vida”, como José Rodrigues dos Santos afirma, questionando teorias darwinistas e supondo uma inevitabilidade universal da vida.

Lê também: Ex-administrador da RTP diz que José Rodrigues dos Santos “não representa o que deve ser o serviço público”

Quando questionado sobre eventuais próximos livros, o jornalista confirmou já ter terminado o seu próximo romance, enquanto está simultaneamente a trabalhar em mais três romances e um ensaio, que servirá para concluir o seu segundo doutoramento, numa instituição de ensino francesa.

O autor, já traduzido para mais de 20 línguas, tem sido distinguido como Personalidade de Confiança nas categorias de Jornalista e Escritor. É também sistematicamente um dos romancistas com mais livros vendidos em Portugal.