O autor da aclamada saga As Crónicas de Gelo e Fogo, George R. R. Martin, recomendou aos seus próprios fãs a leitura de cinco livros, os quais certamente foram uma boa ajuda para idealizar o mundo de A Guerra dos Tronos.

Numa altura em que os fãs sofrem com a prolongada espera por um novo livro da saga, e através de uma parceria entre a Biblioteca Pública de Nova York (New York Public Library) e a produtora da série, HBO, George R. R. Martin foi desafiado a criar uma Lista de Leitura, composta por cinco livros que, na sua ótica, fossem indicados para os seus próprios fãs.

Martin alinhou no desafio e rapidamente elegeu as suas escolhas. O Espalha-Factos partilha-as agora contigo.

O Senhor dos Anéis, J. R. R. Tolkien

senhor dos aneis j r r tolkien

Foto: Wook

Tal como não podia deixar de ser, o(s) primeiro(s) livro(s) a figurar na lista de Martin foi a saga de O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien. Nesta trilogia somos colocados perante um novo mundo criado de raiz, Terra Média, e no qual é narrado o “típico” conflito contra o Mal, que assola toda a Terra-Média e que envolve na batalha diversas raças, tais como a dos Humanos, Anões, Elfos, Hobbits, Orcs, entre outros. Ao mesmo tempo, tenta-se evitar que o “Anel dos Anéis” volte a cair nas mãos de Sauron, o seu criador e antagonista da saga.

Wook | Preço 21,55 euros

Era Uma Vez em Watership Down, Richard Adams

era uma vez em watership down

Foto: Goodreads

Em Era Uma Vez em Watership Down é relatada a história de um bando de coelhos que ao preverem a destruição da sua comunidade fogem, começando assim uma aventura na sua busca por um novo lar.

Wook | Preço 23,72 euros

O Rei que Foi e um Dia Será, T. H. White

o rei que foi e um dia será

Foto: Goodreads

A obra não é muito conhecida entre o público português, mas o mesmo não acontece com a sua adaptação cinematográfica, com o nome de A Espada Era a Lei, levada a cabo pela Disney.

Wook | Preço 22,11 euros

A-Espada-era-a-Lei

Foto: Fnac

Comummente dividida em dois volumes, na obra do autor T. H. White é recontado o mito arturiano. A trama decorre no país de Gramary, a Inglaterra feudal, e segue a lenda do rei Arthur, com direito aos Cavaleiros da Távola Redonda, do Santo Graal e da lendária espada Excalibur.

Fnac | Preço 4 euros

O Senhor da Luz, Roger Zelazny

o senhor da luz

Foto: Goodreads

Neste livro, o autor Zelazny faz uso do panteão das divindades gregas como cenário e pano de fundo. A trama foca-se no hinduísmo, ou numa versão deste, que opera num planeta (Terra ou muito similar a esta), com o objetivo de subjugar e manter a humanidade escravizada e na obscuridade.

Wook | Preço 6,31 euros

O Feiticeiro de TerraMar, Ursula K. Le Guin

o feiticeiro de terramar

Foto: Wook

Na obra são narradas as aventuras de Ged, um pastor orfão de mãe que descobre que possui poderes e que vai para uma escola de feiticeiros. No entanto, fascinado com a magia e os seus poderes, Ged é dominado pelo orgulho, juntamente com a impaciência, e inconscientemente liberta um monstro assustador, facto que o leva numa aventura mortal, recheada de muitos perigos.

Wook | Preço 4,04 euros

Lê também: JOSÉ RODRIGUES DOS SANTOS PROMOVE SINAL DE VIDA E PREPARA NOVO LIVRO