DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) revelou os resultados do seu novo estudo, e, após analisar cerca de 600 lojas espalhadas ao longo de 70 concelhos do país, 243 produtos e 106 536 preços, foi concluído que a cadeia de supermercados Jumbo domina os preços mais baixos em Portugal Continental.

Dos 243 produtos analisados, entre janeiro e março deste ano, a DECO elaborou um cabaz que tanto incluía produtos de marca branca (cerca de 38%), como também produtos de marca de fabricante (62%), seguindo as tendências de consumo que as famílias portuguesas apresentam. De modo a entender de forma mais precisa as tendências, a associação elaborou dois perfis de consumidor distintos: quem gasta 150€ por mês em compras de supermercado, e o consumidor que gasta 400€ por mês.

Este já é o terceiro ano consecutivo que o Jumbo lidera a tabela dos preços mais baixos, tanto em lojas físicas, como também na loja online, e é considerada a melhor opção nos concelhos de Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal e Viseu. A acompanhar no pódio encontramos a marca Continente (que engloba o Continente Modelo) em segundo lugar, e a marca Pingo Doce a receber o bronze.

Fotografia/Gráfico: DECO

Ainda de acordo com o estudo da DECO, os supermercados Jumbo ganham o prémio de melhores preços tanto nos produtos frescos, como nos congelados, e também em produtos de mercearia, de higiene pessoal e de lar.

No que diz respeito às cadeias mais caras, no ranking da DECO estes lugares são ocupados pelo Intermarché, Minipreço e Lidl, nestes últimos dois casos, os preços mais elevados devem-se aos frescos, que, revela a DECO, “são da responsabilidade de agentes externos à marca e têm preços mais elevados.”

No caso dos arquipélagos da Madeira e dos Açores, a concorrência entre cadeias é um pouco mais reduzida, mas mesmo assim é possível poupar nas compras ao fim do mês. No caso dos Açores o Continente e Continente Modelo lideram a tabela, acompanhado pelas cadeias Solmar e Guarita, contudo, na Madeira domina a marca Novo Super.

supermercado

Fotografia/Gráfico: DECO