O Instagram está a testar uma nova versão que ocupa menos espaço no telemóvel e que funciona mais rapidamente. Após atingir os mil milhões de utilizadores, a empresa decide apostar em novos mercados com a versão Lite.

O Instagram Lite apareceu hoje (28), sem qualquer anúncio, na Google Play Store. Um porta-voz do Instagram disse à TechCrunch que os testes começaram no México esta semana. “Estamos a testar uma nova versão do Instagram para Android que ocupa menos espaço no vosso dispositivo, usa menos dados, e inicia mais rapidamente”, explicou.

Destinando-se, sobretudo, ao mercado dos países em desenvolvimento, o Instagram Lite tem apenas 573 kilobytes – é 246 vezes mais pequena do que a aplicação para iOS, que tem 141 megabytes. Nesta versão, é possível publicar fotografias ou stories, aplicar-lhes filtros e navegar na página explore. Porém, não dá para partilhar vídeos nem enviar mensagens diretas.

A nova aplicação responde a muitos dos problemas sentidos pelos utilizadores nos países em desenvolvimento. Assim, será possível utilizar o Instagram mesmo em telemóveis mais antigos, com menos espaço, internet mais lenta ou menos dados móveis. É por estas razões que a aplicação é mais pequena e mais fácil de descarregar.

Lê Também: Instagram Lança IGTV com Vídeo de Longa Duração

O Instagram não é o primeiro a lançar uma versão Lite da sua aplicação. Esta prática tem-se tornado comum para empresas que procuram expandir-se para além da Europa ou dos EUA. O Facebook lançou a sua aplicação Lite em 2015, sendo que dois anos depois, já contava com 200 milhões de utilizadores. Seguiu-se o Messenger Lite em abril deste ano e até a Uber Lite, no mês passado.