Daniel Oliveira é o novo diretor-geral de entretenimento do grupo Impresa, o que o torna também o novo diretor de programas da SIC e dos seus canais temáticos. O apresentador de Alta Definição será também responsável pelos conteúdos digitais de entretenimento do grupo.

A decisão foi anunciada esta quinta-feira (28) num comunicado à imprensa. Daniel Oliveira aceitou “com orgulho e sentido de missão” o convite de Francisco Pedro Balsemão, “numa era de estimulantes desafios para o setor audiovisual e para o digital“.

Acredito nos valores fundadores da SIC como desígnio primeiro de conexão com a sociedade e também na qualidade intrínseca dos profissionais desta casa, que são a força motriz do futuro que queremos construir”, declarou Daniel Oliveira, citado pelo comunicado do grupo.

Francisco Pedro Balsemão, CEO do grupo que detém a SIC e o Expresso, justifica a escolha de Daniel Oliveira com “as profundas alterações nos hábitos de consumo de conteúdos audiovisuais“, que “requerem uma visão estratégica do setor e orientação para o cliente final, neste caso os espectadores e utilizadores“. Para Balsemão, “o desenvolvimento de conteúdos inovadores de qualidade, tanto para a antena como para o online, são fundamentais para o cumprimento dos objectivos e para o sucesso da Impresa. Daniel Oliveira, pelo seu percurso, ambição e capacidade de liderança, é a pessoa certa para projetar o entretenimento da SIC e do Grupo para o futuro”.

A direção-geral de entretenimento incluirá a direção de programas da SIC, até aqui da responsabilidade de Gabriela Sobral e Luís Proença. Daniel Oliveira substituirá também Pedro Boucherie Mendes na direção dos canais temáticos. A restante equipa da direção-geral de entretenimento será anunciada em breve. Daniel Oliveira terá um cargo equivalente ao que Ricardo Costa assume na área da informação, enquanto diretor-geral de informação da Impresa.

Gabriela Sobral e Luís Proença eram a dupla responsável pela direção de programas da SIC.

Dos Donos da Bola a “dono disto tudo” da Impresa

Com 37 anos, Daniel Oliveira iniciou a sua carreira em televisão na SIC, em 1997, como produtor editorial, tendo integrado a equipa de Os Donos da Bola aos 16 anos. Em 2000 esteve na equipa fundadora da SIC Notícias, tendo depois rumado à RTP. Na estação pública foi assessor da direção de programas, e coordenou e apresentou programas como Só Visto! ou Há Volta.

Em 2008 regressa à estação de Carnaxide e assume funções de coordenador executivo de conteúdos de entretenimento nacionais, liderando há 10 anos as equipas dos magazines nacionais, como Fama Show, E-Especial e Alta Definição, que continuará a apresentar.

A partir de 2011, acumulou os cargos de subdiretor de gestão e desenvolvimento de conteúdos e subdiretor de novos formatos da Direção de Programas da SIC. Dirige a SIC Caras desde o seu nascimento, em 2013, e no ano passado foi designado coordenador das celebrações dos 25 anos da SIC.