Passa-a-Palavra: a marca de T-shirts que homenageia a cultura portuguesa através de frases emblemática de autores portugueses e provérbios populares
Foto: Passa-a-Palavra

Passa-a-Palavra: as T-shirts que homenageiam a cultura portuguesa

“Amigo não empata amigo”, “Mais vale tarde do que nunca, “Para bom entendedor meia palavra basta”, são apenas algumas das várias expressões tipicamente portuguesas que podemos encontrar estampadas nas t-shirts desenvolvidas por Rita Costa, criadora da marca nacional Passa-a-Palavra.

Em entrevista ao Espalha-Factos, Rita Costa confessa-se uma grande apaixonada por poetas e dizeres portuguesa. Formada em Comunicação,  começou a idealizar a marca há cerca de um ano, “mas só em janeiro deste ano é que a ideia se começou a concretizar.” Passa-a- Palavra apenas chegou ao público há um mês atrás.

Rita contou-nos que a criação de “Passa-a- Palavra” surgiu tanto como uma necessidade pessoal, como também devido a uma falta de resposta dos mercados:  “o facto de querer, para mim, uma t-shirt com alguma mensagem/frase em português e não encontrar no mercado”. A língua inglesa domina na oferta e, de acordo com a criadora, as frases que existem “são mais do mesmo”.

Assim, a Passa-a-Palavra veio quebrar esta “rotina” e mostrou ser uma lufada de ar fresco para o mercado nacional atual.

Neste momento estão representadas nas camisolas “citações de poetas emblemáticos”, que marcam a literatura portuguesa, como é o caso de Fernando Pessoa e Luís de Camões. No entanto, também os típicos provérbios portugueses foram a principal fonte de inspiração para a fundadora, escolhendo as frases com que mais se identifica.

 

“São aquelas com as quais mais me identifico e as que me são mais familiares”

 

Devido à sua exaltação pela cultura portuguesa, a Passa-a-Palavra tem sido não só procurada por portugueses que vivem em Portugal, como também pelos emigrantes portugueses, espalhados um pouco por todo o mundo. Neste momento, o público-alvo da marca é feminino, a partir dos 12 anos até aos 75/80, contudo Rita Costa sublinha que “não há propriamente um limite”.

Com este projeto, o grande objetivo é evidenciar o orgulho nacional “e colocar as portuguesas a vestir a cultura literária e popular portuguesa”, sendo por isso que frases noutras línguas estampadas nas t-shirts não faz parte dos planos da criadora, por agora.

 

O conceito da marca é evidenciar o orgulho nacional e colocar as portuguesas a “vestir” a cultura literária e popular portuguesa.”

 

Por agora as peças são vendidas exclusivamente online, através do Facebook oficial do Passa-a-Palavra, ou do site oficial da marca. O preço de cada t-shirt ronda os 17€.

Porém, Rita Costa avança ao Espalha-Factos que a marca vai começar a estar presente em mercados, marcando já presença no Mercado do Palacete Gomes Freire (localizado na Rua Gomes Freire, em Lisboa), a 30 de junho.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festival Glastonbury
Reino Unido aprova dispositivo de testes rápidos à Covid-19 para festivais