A Disney já anunciou que Jennifer Lee vai assumir a liderança criativa da Walt Disney Animation Studio, enquanto que Pete Docter vai assumir essa posição na Pixar Animation Studios. Os dois irão assim substituir John Lasseter.

Lasseter já era o líder criativo de ambos os estúdios de animação desde 2006 (quando a Walt Disney comprou a Pixar). No entanto, teve de se afastar do seu cargo após o surgimento de diversas acusações de assédio. Apesar de já não ter um gabinete dentro da Disney, vai continuar a servir como consultor nos próximos projetos de ambos os estúdios.

Jennifer Lee juntou-se à Disney Animation em 2011 e co-realizou Frozen – Reino do Gelo (2013). Após a sua posição ter sido anunciada, Lee disse: “A animação é a forma de arte mais colaborativa do mundo e é com a parceria dos meu colegas cineastas, artistas, e inovadores que olhamos para o futuro. A minha esperança é apoiar o incrível talento que temos, encontrar novas vozes e trabalhar em conjunto para contar histórias originais“.

Por sua vez, Pete Docter está na Pixar desde 1990 e esteve envolvido de alguma forma em todos os filmes lançados pelo estúdio. Para além disso, também realizou Up – Altamente! (2010). Acerca do seu novo cargo, Docter afirmou: “Eu tenho a sorte de trabalhar juntamente com algumas das pessoas mais talentosas do planeta, e juntos vamos levar a animação a novas direções, usando a tecnologia mais recente para contar histórias que esperamos que surpreendam e dêem prazer a audiências por todo o mundo“.

Esta é a primeira vez desde 2006 que ambos os estúdios têm diferentes líderes criativos, por isso será interessante ver se haverá uma maior cisão entre os estilos de ambos.