O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai juntar-se aos Xutos e Pontapés para cantar o tema final do alinhamento da banda, de modo a homenagear Zé Pedro, o falecido guitarrista.

Marcelo, política e amigos no Rock in Rio

No entanto, o Presidente não será a única figura política que se vai reunir com banda portuguesa. Eduardo Ferro Rodrigues, Francisco Louçã e Catarina Martins estão entre os convidados que, juntamente com os familiares e amigos, vão consagrar a memória de Zé Pedro.

Tudo isto acontecerá no Palco Mundo, a 29 de junho, pelas 19:45. Os Xutos e Pontapés serão a primeira banda a estrear o palco, num dia onde bandas como James, The Killers ou Chemical Brothers irão tocar.

2018: Um ano de agradecimento a Zé Pedro

Desde 30 de novembro de 2017, data do falecimento de Zé Pedro, que, tanto bandas internacionais, como altas figuras políticas, têm marcado o ano de 2018 com momentos de agradecimento ao outrora guitarrista dos Xutos e Pontapés.

Os próprios Metallica, aquando da sua passagem por Lisboa, tocaram A Minha Casinha, dedicada ao artista. Numa versão em conformidade com o género da banda, os reis do trash-metal fizeram o público português vibrar de emoção.

De igual modo, o festival Super Bock Super Rock preparou uma homenagem a Zé Pedro. Who The Fuck Is Zé Pedro é o nome do espectáculo que irá contar com a presença de nomes como Manel Cruz, Paulo Gonzo ou Carlão. O concerto acontecerá no palco principal, no dia 19 de julho.

Da parte de Marcelo ainda se aguarda a “homenagem em grande“, prometida durante as cerimónias fúnebres a todos os que nesse momento se despediam daquele que foi um dos nomes mais marcantes da música portuguesa.