Coleção de joalharia pertencente a Maria Antonieta e à família Bourbon Parma vai ser leiloada no final deste ano. O leilão, levado a cabo pela Sotheby’s, acontece a 12 de novembro em Genebra.

Se passaste a infância a sonhar com castelos e estórias de encantar ou se segues todos os passos das famílias reais europeias esta é a tua oportunidade. No final deste ano vais ter a oportunidade de adquirir algumas das joias pertencentes à coleção privada de Maria Antonieta, que vão ser leiloadas na Suíça no próximo mês de novembro.

A leilão vai estar um lote de mais de 100 peças retiradas dos cofres dos Bourbon Parma, uma ramificação da casa na qual se integrava a rainha reconhecida pelos seus hábitos extravagantes.

Segundo o site Daily Sabah, em comunicado a Sotheby’s afirmou que no espólio estão integradas peças utilizadas por membros reais de várias dinastias, espelhando os hábitos e preferências de diferentes gerações. Na coleção, que nunca tinha sido apresentada ao público, incluem-se acessórios de diamantes, pérolas, safiras e outras pedras preciosas.

Daniela Mascetti, representante da Sotheby’s, apresentou esta coleção de joalharia real como uma das mais importantes a chegar ao mercado. Para a especialista, a relevância dos objetos selecionados vai muito para lá do seu valor histórico, uma vez que oferece “um vislumbre da vida desta família em séculos passados”.

Algumas das peças que vão poder ser adquiridas em novembro já foram reveladas pela sociedade de vendas sediada em Londres. De entre a seleção de joias destaca-se um pendente que terá pertencido a Maria Antonieta. Prevê-se que a peça de diamantes com pérolas naturais possa atingir um valor entre um e dois milhões de dólares – situando-se entre os 860 mil e 1 milhão e 720 mil euros.

Lê também: Google lança Style Match, o Shazam para artigos de roupa

Ao pendente junta-se ainda um par de brincos que, de acordo com previsões da Sotherby’s, pode atingir os 50 mil dólares (43 mil euros) e um colar criado com mais de 300 pérolas com valor estimado de 300 mil dólares (260 mil euros), todos eles pertencentes à coleção de Maria Antonieta.

A coletânea, que integra também uma tiara de diamantes oferecida a Maria Ana da Áustria aquando do seu casamento com Elias, Duque de Parma, vai estar em exibição antes de ser leiloada. Todas as peças vão poder ser vista em Milão, Munique e Colónia, nos dias 21 de junho, 18 de setembro e 21 de setembro, respetivamente.