Este ano demorou, mas o calor está finalmente aí. Com ele vem a praia, as esplanadas e aumentam as corridas ao ar livre, por isso o Espalha-Factos traz-te algumas dicas para te poderes proteger enquanto fazes exercício físico.

1. Usa sempre protetor solar e boné ou lenço

Antes mesmo de vestir e sair de casa é importante colocar protetor solar nas zonas que vão estar mais expostas (como cara, peito, braços e pernas). É aconselhável colocar o protetor cerca de meia hora antes da corrida, para ter tempo de ser absorvido pela pele.  O boné ou lenço deve ser utilizado para resguardar a cabeça e o rosto dos raios solares.

2. Veste roupa leve e confortável

É preferível usar roupa leve, respirável, com cores mais claras e calçado adequado. Isto vai ajudar a que o exercício físico se torne mais cómodo.

3. A hidratação é essencial

Beber água é fundamental antes, durante e depois de todo o tipo de exercício físico, principalmente se estamos expostos à radiação solar. Hidratação é essencial para evitar uma insolação ou casos extremos de exaustão.

Fonte: Public Domain/Pixnio

4. Adapta o teu treino à temperatura de verão

É provável que com temperaturas mais altas e sob um intenso sol não seja possível atingir os objetivos de exercício físico que planeaste. Tenta correr em locais com sombras para poderes descansar sempre que achares necessário.

5. Escolhe horários favoráveis à corrida e evita horas de mais calor

Embora nesta altura se dê especial destaque à praia, a exposição aos raios solares não acontece apenas aí, basta estarmos numa atividade ao ar livre. É sugerido que não estejamos expostos ao sol nas horas de maior calor (das 11h às 16h), por isso recomendam-se as corridas ao início da manhã ou ao final da tarde.

calor

Fonte: Ed Dunens/Wikimedia Commons

6. Ouve o teu corpo

A saúde está acima de tudo, desta forma é importante respeitares o teu corpo. Começa com um aquecimento lento, faz pausas a meio do treino se te sentires fraco fisicamente e, por fim, deixa que o teu corpo baixe a temperatura naturalmente.