A partir do dia 22 de junho, o QuebraJazz volta à cidade de Coimbra. Vai decorrer durante todos os fins-de-semana até dia 1 de setembro. Organizado pela Associação Cultural Quebra Costas de Coimbra, prometem no primeiro fim-de-semana um programa cheio de alegria. A entrada é livre e começa sempre às 22:30h. São 11 fins-de-semana, 23 concertos para ver.

Em Coimbra, as famosas escadas do Quebra Costas vão ser o palco “do melhor jazz que se faz em Portugal”, como afirma a organização.  A acontecer todas as sextas-feiras e sábados.

O cartaz “viaja tanto pela história do jazz com uma homenagem ao dixieland, como convoca sons da América Latina”. Estão previstos espetáculos a solo, com atuações de Carlos Barreto, Maria João e de Salvador Sobral (com os Alma Nuestra). Nesta edição espera-se uma homenagem a Carlos Paredes, um guitarrista e compositor que deixou uma grande marca na música portuguesa.

QuebraJazz – Dia 22 e 23 de junho

Dia 22: Dixie Gringos

Um grupo de amigos portugueses juntaram-se no ano 2000 para explorar o jazz da famosa cidade de New Orleans (EUA). A banda surgiu com o objetivo principal de divulgar o Jazz tradicional. Já atuaram por todo o país e também no estrangeiro.

Logo no primeiro dia desta edição, prometem dar uma festa cheia de alegria nas escadas do Quebra Costas.

Publicado por Dixie Gringos Jazz Band em Sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Dia 23: Zé Eduardo convida…

Zé Eduardo é um contrabaixista de jazz português, pianista, compositor e pedagogo de jazz. Foi o fundador e diretor da Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal em Lisboa. É das figuras mais importantes do jazz em Portugal nos últimos tempos. Pode-se considerar que foi responsável pelo aparecimento de uma nova geração de bons músicos de jazz, em Portugal e em Espanha.

Traz consigo Pedro Moreira como arranjador e assistente musical que outrora colaborou com Robert Sadin, em projetos de Herbie Hancock e Wayne Shorter. A acompanhar vem também o baterista Paulo Bandeira que tocou com nomes como Carlos Barretto, Afonso Pais e Ala dos Namorados, entre muitos outros artistas.

Os dias e as respetivas bandas estão disponíveis no cartaz, outras informações estão disponíveis no site do festival.