A preparação mental de qualquer atleta no dia de jogo é tão ou mais importante que a preparação da componente física. Quando a bola começa a rolar, o foco e a concentração têm de estar ao mais alto nível. E as horas que antecedem o jogo podem ser a chave para um bom desempenho.

Uns lêem, outros ouvem o discurso de Al Pacino no Any Given Sunday centenas de vezes, outros descontraem com duelos de Fifa. Mas há algo que pode ser um avanço motivacional significativo para todos os jogadores: a música. O controlo emocional de cada atleta depende em parte dela.

Com a Selecção Nacional prestes a pisar pela segunda vez o campo do Mundial de 2018, preparámos uma lista de músicas para todos os craques da bola ouvirem antes de entrarem em acção, mesmo para aqueles que não foram convocados pelo mister Fernando Santos.

MVP’s das futeboladas de domingo de manhã, mestres dos dérbis solteiros vs casados, craques dos torneios 24h, profissionais do deporto rei, Fernando Santos e seus pupilos, esta playlist é para todos vocês.

Maybeshewill – He Films the Clouds, Pt.2

Quantas foram as vezes que, há procura de inspiração no dia daquele jogo importante, fizeste uma pesquisa no Youtube por vídeos das melhores jogadas do maestro Zinedine Zidane? Pois é, foi num desses vídeos que descobrimos esta obra prima, em perfeita em sintonia com a classe do eterno 10 francês. Uma malha pós-rock que parece que foi desenhada para o futebol. Que nos consegue fazer sonhar com aquele golo de bicicleta no último minuto da final de um Campeonato do Mundo.
(Ronaldo, esta é 
obrigatória). 

José González – Step Out

A segunda música da lista faz parte da banda sonora de A Vida Secreta de Walter Mitty, de Ben Stiller. No filme, Mitty é um homem que passa a vida a sonhar acordado. Para fugir ao tédio, entrega-se a devaneios que o levam para cenários paralelos de aventura onde pode ser quem quiser. No fundo, no campo podemos ser quem quisermos também. Vestir a pele de velhas glórias como Pelé ou Eusébio e deixar tudo o que se tem nas quatro linhas. Esta música tem a capacidade de nos dar isso mesmo. Uma vontade de deixar tudo para trás, de esquecer o mundo, de nos elevarmos ao nosso máximo, de vingar algo que nos foi tirado e que é nosso. Que carga de energia.

LÊ TAMBÉM: 10 MÚSICAS QUE NOS LEMBRAM FUTEBOL 

Zack Hemsey – The Way

“Odeio perder, e isso dá-me uma motivação extra para trabalhar ainda mais” Wayne Rooney

No futebol, como em todo o desporto, muitas são as vezes em que se cai. Em que as coisas não correm bem. A derrota dói. Deixa-nos de cabisbaixo, desmotivados. Só os melhores se conseguem levantar e encarar o primeiro desafio pós derrota de cabeça erguida, como se diz em futebolês. É preciso refletir sobre a derrota para conseguir olhar para o futuro com ambição. Esta faixa de Zack Hemsey é a banda sonora perfeita desse renascer das cinzas e reencontrar o caminho da glória. É uma boa injecção de motivação para qualquer desafio.

Two Steps From Hell – Heart of Courage

A poucas horas do jogo, de headphones nos ouvidos, mil e um cenários passam pela cabeça de qualquer jogador. Da falha ridícula que compromete a equipa e o resultado ao golo de meio campo que vai correr mundo. As músicas ajudam-nos a criar esses cenários. Heart of Courage transforma o relvado num campo de batalha. Uma batalha onde o comandante das tropas és tu e a vitória só depende de ti.
(Obrigado Euro 2012)

Hans Zimmer – Lost but Won

O compositor alemão é um nome obrigatório quando se fala de busca de motivação. Lost but Won faz parte da banda sonora de Rush, filme que retrata a mítica rivalidade dos pilotos James Hunt e Nikki Lauda. Tal como na Fórmula 1, o futebol é alimentado por rivalidades. Todo o craque precisa de um rival. De alguém que o faça superar-se e querer ser melhor a cada jogo. Alguém que o enfraqueça para consequentemente o tornar mais forte.

Woodkid- Iron

Não foi por acaso que esta música foi banda sonora do trailer do videojogo Assassin’s Creed Revelations. A sonoridade medieval de Iron acarta consigo uma carga de contornos épicos. Uma faixa que soa a vontade de conquista e que te faz reencarnar num conquistador.

“I’m ready for the fight, and fate”

Ouve mais no Spotify

Estas são seis faixas que poderás encontrar na playlist do Spotify que o Espalha-Factos preparou para ti. Sem espaços para os clichés desta vida, ‘Match day‘ é a dose de motivação que vais precisar de ouvir antes de entrares em campo.