Apesar de o conceito ter sido desenvolvido o ano passado, foi em maio deste ano que a Google lançou oficialmente a Google Style Match, uma nova aplicação que te permite saber onde podes encontrar determinada peça de roupa, dando-te ainda a hipótese de poderes comprar a roupa em tempo real, através da Google Shopping.

A app, pioneira nesta área, está associada à aplicação Google Lens, funcionando através de tecnologia de reconhecimento de imagem. Numa entrevista dada à revista Wired, Aparna Chennapragada, vice-presidente da secção de realidade virtual e produtos baseados na visão da Google, afirma que a Google Lens foi um importante passo da empresa Google para “transformar a câmara dos smartphones num navegador visual para o mundo à volta dos utilizadores.”

Esta app partilha algumas semelhanças com a aplicação Shazam, no entanto, em vez de te ajudar encontrar o nome da música que passou na rádio, a Google Style Match ajuda-te a encontrar determinada peça de roupa,  podendo, por isso, ser intitulada de “Shazam da Roupa“.

Isto significa que, a partir de agora, já não vão ser precisas horas e horas de investigação para tentar descobrir de onde é aquela peça de roupa que vimos alguém usar, ou que apareceu na televisão.

O modo de funcionamento é muito simples, quando vires uma peça de roupa que gostas abre a aplicação e aponta a câmara do telefone para essa mesma peça. Depois desta fase, a Google mostra a loja onde existe essa mesma peça, assim como o seu preço. Ou então sugere ainda outras peças semelhantes, assim como os seus respetivos preços e locais de venda.

O Espalha-Factos deixa-te aqui um vídeo de demonstração da app:

Para além de vestuário, esta aplicação também pode ser utilizada para itens de decoração, sendo aplicada a mesma técnica.

No entanto, é importante sublinhar que esta aplicação não está disponível para todos os tipos de telefones. Por agora apenas pode ser instalada em telemóveis Android ou então pelo Google Assistant, mas só é compatível com os modelos LGE, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, Asus, Samsung, e Google Pixel.