O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Santo António
Fotografia: BlenderNation

Como era a cara de Santo António? Cientistas recriam a imagem verdadeira

É difícil, através das representações artísticas que temos do passado, ter uma noção exata de como eram as personagens da vida “pré-fotografia“. No entanto, com os avanços da ciência, é agora possível, através de dados dos esqueletos, dos retratos e dos registos biográficos, reconstruir a imagem de vários dos ícones marcantes dos últimos séculos. 

Numa lista publicada esta semana pelo site Bored Panda, destaca-se a figura de Santo António, um dos oragos mais populares de Portugal e festejado em Lisboa por estes dias.

Santo AntónioSanto António de Lisboa, ou de Pádua, foi um padre católico que nasceu no fim do séc. XII, numa família rica da capital portuguesa. Reconhecido pelos seus pares como um grande devoto das causas dos pobres e doentes, bem como pelas suas intensas pregações, foi um dos santos a ser mais rapidamente canonizado pela Igreja.

O santo é conhecido também por ser padroeiro dos amores impossíveis e das causas perdidas. Em 2014, investigadores forenses da Universidade de Santo António de Pádua juntaram-se para recriar a sua imagem facial a partir de uma cópia digital do seu crânio. Utilizaram, de acordo com o Bored Panda, a mais recente tecnologia 3D para reconstruir as caraterísticas do lisboeta naquela que acreditam ser “uma das mais fiéis representações da cara de Santo António“.

Santo António
Fotografia: BoredPanda