No dia 8 de junho, a banda Fleetwood Mac anunciou na sua página de Facebook o falecimento de Daniel David Kirwan, mais conhecido por Danny Kirwan. As causas da sua morte ainda não foram anunciadas. O músico britânico tinha 68 anos.

Danny integrou Fleetwood com apenas 18 anos, em 1968, onde permaneceu quatro anos. Durante esse período foi guitarrista, vocalista e compositor. Gravou cinco álbuns com o grupo: Then Play On (1969), Blues Jam At Chess (1969), Klin House (1970), Future Games (1971) e Bare Trees (1972).

Acabou por ser demitido da banda devido a graves problemas de alcoolismo. O seu estado mental também se alterou. Antes de realizarem um concerto na América, Danny teve uma discussão com Bob Welch, o outro guitarrista, sobre afinação de guitarras. A discussão provocou-lhe um ataque de raiva que o levou a partir a sua própria guitarra e a recusar-se a subir ao palco.

Em 1971, teve um filho e casou-se, mas, pouco tempo depois, divorciou-se. Entre os anos 80 e 90 foi encontrado na rua e chegava a frequentar associações para sem-abrigo. No ano de 98, foi inserido no Rock and Roll Hall of Fame, mas nunca chegou a comparecer à cerimónia.

Apesar do conflito final com a banda, Mick Fleetwood, que tinha despedido Danny, mostrou o seu carinho pelo guitarrista. No Facebook, deixaram umas palavras de despedida para o seu amigo e ainda reforçaram que os comentários mais desagradáveis seriam apagados e os seus autores iriam ser bloqueados.

Danny Kirwan
Maio 13, 1950 ~ Junho 8, 2018
Um tributo de
Mick Fleetwood e Fleetwood Mac

Hoje recebemos a triste notícia da morte de Danny Kirwan em Londres, Inglaterra. Danny foi uma força gigantesca nos nossos primeiros anos. O seu amor pelo Blues fez com que ele fosse convidado para entrar nos Fleetwood Mac em 1968, lugar que ele transformou no seu lar musical por vários anos.

O verdadeiro legado de Danny, na minha opinião, irá sempre viver na música que ele escreveu e tocou de forma tão bela como parte da fundação do Fleetwood Mac, que agora já dura há mais de 50 anos.

Obrigado, Danny Kirwan. A tua falta será sentida para sempre!
~Mick Fleetwood and Fleetwood Mac”