Já são conhecidas as localizações das 7 galas das 7 Maravilhas à Mesa, a decorrer entre 22 de julho e 16 de setembro, em direto na RTP1. As 49 mesas pré-finalistas foram divididas pelas galas, num sorteio inédito na história das 7 Maravilhas, e que se realizou em Albufeira. O Espalha-Factos esteve presente no evento e conta-te tudo o que precisas saber. 

As galas das 7 Maravilhas à Mesa arrancam a 22 de julho na RTP1 e têm lugar durante nove domingos consecutivos. A final acontece a 16 de setembro em Albufeira. As emissões em direto vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato.

A organização 7 Maravilhas organizou, na passada quinta-feira, 7 de junho, um sorteio inédito no Hotel Alísios em Albufeira, onde se distribuíram as 49 mesas pré-finalistas pelas sete galas. O sorteio foi apresentado por Tiago Goes Ferreira, e contou com a presença do anfitrião José Carlos Rolo, presidente da Câmara Municipal de Albufeira, de Luís Segadães, presidente das 7 Maravilhas e de Miguel Freitas, secretário de estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural.

“Este é um trabalho extraordinário, que promove aquilo que é o desconhecido”, garantiu José Carlos Rolo, no discurso inaugural do sorteio. “Estas galas que vamos ter vão trazer-nos as sensações que criam à volta da mesa”, afirmou Miguel Freitas, secretário de estado.

O sorteio decorreu sob condições muito específicas definidas pela organização. As pré-finalistas foram divididas por “zonas tradicionais” de Portugal e em cada gala não podia estar presente mais do que uma mesa de cada região, exceto em situações particulares. O processo de sorteio foi acompanhado pelo auditor Jorge Costa, da empresa PWC.

Cada gala foi sorteada por convidados especiais: José Santos ( promoção de Albufeira), Fernando Correia (jornalista), Filipa Sousa (cantora), José Carlos Leandro (proprietário do hotel Alísios), Jani Gabriel (apresentadora RTP), Pedro Reis (empresário) e Tony Carreira (cantor).

Este slideshow necessita de JavaScript.

7 galas de norte a sul do país

A 1.ª gala terá lugar a 22 de julho em Reguengos de Monsaraz. A concurso estarão as mesas de Ponta Delgada, Monchique, Terras da Chanfana, Vila Real, Braga e Almeirim.

Já a 29 de julho, tem lugar a gala da Batalha, que conta com as mesas de Angra do Heroísmo, Cacela Velha, Aveiro, Bragança, Vila de Frades  e Guarda.

A cidade de Viseu é a anfitriã da 3.ª gala, a 5 de agosto. Vão estar representadas as mesas das Lajes do Pico, Tavira, Bairrada, Monte Alegre, Porto Moniz e Palmela.

A 4.ª gala vai acontecer a 12 de agosto em Alijó. As mesas das Lajes das Flores, Albufeira, Beira Serra, Beija, Constância e Setúbal vão estar a concurso.

A 5.ª semi-final acontece a 19 de agosto em Odemira, com as seguintes mesas: Madalena Do Pico, Loulé, Vila do Bispo, Borba, Funchal e Mirandela.

A penúltima gala, que será em Tomar, é a 26 de agosto. São Roque do Pico, Silves, Sever do Vouga, Chaves, Sintra e Arraiolos são as mesas representadas.

A 7.ª e última gala é a 2 de setembro em Lagoa. As mesas a concurso são Calheta, Arouca, Monção, Gouveia, Villa Oeiras e Santa Cruz.

Em cada semi-final são selecionadas duas mesas para competir na grande final, a 16 de setembro, em Albufeira.

Lê também: 7 MARAVILHAS ENALTECEM O MELHOR DA MESA PORTUGUESA

O Espalha-Factos viajou até Albufeira a convite das 7 Maravilhas e do Município de Albufeira.