O Espaço Villa Helena recebeu esta quinta-feira (7) a degustação de catering da Área VIP do Rock in Rio 2018. Desde os risottos, até aos cocktails, são muitas as opções para petiscar entre os concertos nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho.

A cidade do Rock é um mundo de música, mas também de comida variada. O novo menu de catering da Área VIP foi apresentado pela FOODSTORY e degustado pelos jornalistas e convidados algumas semanas antes do festival acontecer.

Roberta Medina esteve presente e, juntamente com o Chef executivo João Alves, conheceu ao detalhe cada ingrediente, combinação de sabores e o tamanho das porções preparadas.

Área VIP Rock in Rio

Apresentação do novo menu de catering pelo Chef João Alves. (Foto: Diogo Ventura)

Foi o Chef João Alves quem assinou o menu de catering do espaço VIP. O Chef conceituado já passou pelo restaurante Eleven e, recentemente, pelo Penha Longa Resort, onde liderou uma vasta equipa de chefs que incluía os responsáveis pelos seis restaurantes, banquetes e catering externo. Em 2015 foi reconhecido como Europe Chef of the Year pela Marriott International.

Área VIP Rock in Rio

Chef João Alves (Foto: Diogo Ventura)

A comida esteve à altura das expectativas da vice-presidente, porém o tamanho do prato deixou algumas dúvidas. “Eu estava pedindo opinião sobre o tamanho do prato e era mesmo sério, porque é muito importante [risos]. Se não tiver espaço e tempo e não der para ter garfo e faca, a comida tem de ser algo que se tenha no prato, coma com tranquilidade e seja totalmente prático“.

Nomes como Sara Salgado, Rodrigo Santoro, Igor Marchesi e Rodrigo Soares também marcaram presença na degustação de catering, que contou com mais de muitas variedades.

Área VIP Rock in Rio

Sara Salgado na degustação de catering da Área VIP do Rock in Rio. (Foto: Diogo Ventura)

O catering apresentado foi apenas uma pequena parte de toda a gastronomia que vai ser confecionada na Área VIP durante os três dias do festival. A gastronomia para cada dia do festival é focada nos artistas do cartaz. “Por exemplo, no dia do Bruno Mars vamos ter uma coisa mais moderna e mais virada para o asiático: temos sushi, as quesadillas e os ceviches. No dia de The Killers temos coisas mais rápidas – como uns mini hambúrgueres e mini hotdogs – ou seja, mais fast-food, porque rock obriga a que sejam coisas mais rápidas. Basicamente tentámos enquadrar cada momento do menu com alguma coisa que identificasse os artistas“, revela o Chef João Alves.

A FOODSTORY é a empresa responsável pelo catering e é também uma parceria há muito esperada. “Eles vêm desafiando muito a gente, querendo fazer o catering da Área VIP.
E este ano fizeram uma proposta que era de facto imbatível e criativa. Então a gente resolveu deixá-los viver esse desafio“, conta-nos Roberta Medina.

Sendo um festival mundial, que atrai todos os anos milhares de festivaleiros, a FOODSTORY tentou que o menu bebesse um bocadinho de todos os cantos do mundo, de forma a representar coisas mais diversificadas e o mais divertidas possível.

Roberta Medina revelou ainda durante o evento uma nova parceria na Área VIP: a companhia aérea TAP. “Quando o Rock in Rio nos fez este desafio, para nós fez logo todo o sentido. Havia aqui um método perfeito entre aquilo que são os objetivos de uma Área VIP num evento de música e aquilo que são os objetivos da TAP junto dos nossos clientes. Vai ser a primeira vez e estamos ansiosos para partilhar a experiência“, refere Paula Canada, diretora de Marketing e Vendas da TAP. Os convidados vão poder tirar fotografias com fardas TAP e partilhá-las nas redes sociais. Haverá ainda um espaço dedicado à nova loja da TAP.

Área VIP Rock in Rio

Revelação da parceria da TAP na Área VIP do Rock in Rio. (Foto: Diogo Ventura)

O mesmo festival com uma cidade renovada

O Rock in Rio, volta com um espaço renovado e com muitas novidades, não só no recinto – com novos palcos e novas atividades – como também na área VIP.

A gente prometeu um Rock in Rio todo novo e a Área VIP não podia ficar de fora: está maior, com mais de 2.640 m2, capacidade para receber 2000 convidados e duas novas áreas lounge. A Área VIP é um dos lugares mais desejados da cidade do Rock, porque é como um oásis. Tem ar condicionado, uma varanda coberta e tem bar aberto“, refere Roberta Medina.

Área VIP Rock in Rio

Rock in Rio (Foto: Diogo Ventura)

A Área VIP nasceu devido ao público, muito transversal, que carateriza o Rock in Rio. É, em parte um espaço corporativo. Foi durante a terceira edição brasileira do festival que a organização se apercebeu que muitos dos empresários que patrocinavam o evento não conseguiam viver a experiência do festival, devido à informalidade associada ao Rock in Rio. Assim nasceu o espaço VIP, que num primeiro momento não estava acessível ao grande público.

Já em Portugal, começou a haver muita solitação para atender também a um público que queria viver uma experiência um pouco mais sofisticada.

Roberta Medina conta com grande satisfação outra das novidades na cidade do rock: “uma grande evolução este ano é que a gente vai ter uma passarela exclusiva para a entrada do VIP, que dá acesso para o parque da Bela Vista. O convite VIP dá direito a um shuttle que sai do espaço Alvalade XXI para a cidade do Rock. Agora a experiência de acesso ao Parque, tanto na entrada, como na saída, vai ser muito melhor ao passar por cima da passarela, porque já não há cruzamento da gente que está chegando por aí.

O que há para petiscar?

No que toca ao menu, na degustação foram apresentadas opções mais leves e outras mais completas. Tudo de forma prática – quer em buffet, quer em momentos de showcooking – tal como pede o ambiente do festival.

Área VIP Rock in Rio

Sala de apresentação do catering de pratos quentes e frios (Foto: Diogo Ventura)

Das sugestões frias fazem parte as saladas da zona Healthy Corner, que são feitas no momento por quem se está a servir. Alguns dos ingredientes são pepino em cubos, salmão fumado, camarão, tomate, queijo curado, cogumelos, bulgur e uma variedade de alfaces. Há também um buffet de frios preparados, como o couscous com miolo de camarão e ervas.

Área VIP Rock in Rio

Buffet de frios – couscous com miolo de camarão e ervas. (Foto: Diogo Ventura)

Quanto aos pratos quentes duas das opções são o emincé de perú, com cogumelos, beterraba e ovo cozido ralado; e o arroz de açafrão com amêndoas e legumes mediterrâneos salteados. Para completar, a sobremesa vai desde os brigadeiros ao shot de lemon pie.

Uma Área VIP com estações temáticas

Área VIP Rock in Rio

Estações temáticas confecionadas no momento. (Foto: Diogo Ventura)

Uma delas é a estação de risottos. A base, já se sabe, é o arroz. O recheio fica ao critério de cada festivaleiro. As opções variam entre espinafres, cogumelos, farinheira, castanhas e muitos outros.

Uma segunda estação é dedicada às quesadillas, uma tortilha com vários recheios – como frango, novilho confitado, legumes grelhados e guacamole. As combinações variam sempre entre carne, peixe ou vegetariano e basta escolher na hora.

Outra das estações, mas que não será a última na Área VIP, é a dos ceviches. Tudo preparado em pequenas porções, para poder provar um pouco de cada iguaria e retomar ao festival para saltar ao som das bandas do cartaz.

A Área VIP tem de ser tratada como um oásis. É para comer bem, é para beber o que quiser – com consumo moderado [risos] – e a experiência da Área VIP é de facto para relaxar e carregar as energias. Mas o Rock in Rio é o Parque da Bela Vista. São os vários palcos. Os nossos convidados não podem ir para a Área VIP e não sair de lá. Para ver show tem de descer, tem de viver e tem de sentir a energia, porque isso é o melhor da experiência do Rock in Rio“, refere Roberta.

Para acompanhar a refeição, refrigerantes, águas, vinhos e cocktails vão ser preparados nos sete bares (dois gerais e cinco temáticos). O cocktail mais famoso é o Fizz: refrescante e com um toque de gin e sumo de limão. Há ainda morangoska, caipirinha ou gin tónico: tudo o que anima ainda mais o ambiente no festival.

A Área VIP está aberta desde as 14h até às 2h, com comida sempre a ser servida. A ementa varia conforme a altura do dia. “Temos serviço o tempo todo. Só que não é igual ao longo do dia, porque tem um momento mais leve, um momento para jantar, um momento para a ceia. E tem uma mudança de tipo de comida de dia para dia“, esclarece Roberta.

Ainda antes de degustar as sugestões, o Espalha-Factos, falou com a Roberta Medina. “Vou provar primeiro o ceviche. Tenho de deixar o brigadeiro para último, porque estou mais curiosa. Sou fanática por brigadeiro [risos]. O que estou testando é essa experiência do tamanho do prato, efetivamente, porque eu estou apostando que ele tem de ser um pouco menor do que esse que está aqui, para ser uma experiência mais cómoda e prática.

Área VIP Rock in Rio

Brigadeiros (Foto: Diogo Ventura)

Rock do Rio para Portugal

O Rock in Rio teve a primeira edição em 1985, no Rio de Janeiro, Brasil. Foram 10 dias de música, que marcaram o país e deixaram a marca no panorama do Circuito de Show Business Internacional. O sucesso foi além fronteiras e chegou até Espanha, Estados Unidos e Portugal. O mote “Por um Mundo Melhor” tem acompanhado o Rock in Rio desde 2001. O objetivo é consciencializar as pessoas sobre as mais pequenas ações que podem contribuir para um mundo melhor e mais sustentável. Em 2013 o Festival recebeu a certificação da norma ISO 20121 – Eventos Sustentáveis – reconhecendo o trabalho do Rock in Rio neste projeto social.

Área VIP Rock in Rio

Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio. (Foto: Diogo Ventura)

Em 2004, o Rock in Rio chegou pela primeira vez a Lisboa, enchendo o Parque da Bela Vista com mais de 385 mil espetadores. Desde essa data volta a cada dois anos. Sempre em número par, 2018 é o ano de voltar a receber artistas e festivaleiros no recinto.

Como cabeças de cartaz estão Muse, Bruno Mars, The Killers e Katy Perry. Quanto aos artistas portugueses, nomes como Carolina Deslandes, HMB, Capitão Fausto e Carlão vão pisar o palco Music Valley.

Além de música, há sempre atividades e espetáculos – como as performances de rua, as exposições ou a roda gigante. Os bilhetes para a Área VIP estão disponíveis em todas as lojas FNAC, nos sites Fnac.pt e em Blueticket.pt, por um valor de 320 euros. No estrangeiro, os fãs podem adquirir o bilhete no site Festicket.com.