O chef e estrela televisiva Anthony Bourdain foi esta amanhã encontrado morto num quarto de hotel em França. Bourdain tinha 61 anos e segundo a CNN, canal de notícias norte-americano, o cozinheiro e especialista em gastronomia suicidou-se.

Segundo o canal, que acolheu o famoso guia de viagens culinário de Bourdain, Parts Unknowna causa da morte do chef será mesmo suícidio. O canal já deixou as suas condolências em declarações oficiais.

O também escritor e apresentador de televisão foi encontrado num quarto de hotel em Estrasburgo por Eic Ripert, chef francês e amigo próximo de Anthony Bourdain.

Para além de Parts Unknown, o chef já tinha protagonizado outro dois sucessos televisivos, A Cook’s Tour e Anthony Bourdain: No Reservations.

Bourdain estaria em França a trabalhar em mais um episódio do seu mais recente programa televisivo, para o qual tinha recentemente começado a gravar a 11.ª temporada.

Na passada segunda-feira, dia 4 de junho, Anthony Bourdain fez o seu último post em redes sociais, no Instagram. Aqui o chef partilhava várias fotografias e vídeos das suas viagens pelo mundo. O seu último momento na rede consistiu num “almoço leve” como este se referiu, na região francesa da Alsácia.

 

Light lunch. #Alsace

A post shared by anthonybourdain (@anthonybourdain) on

Bourdain mantinha uma relação amorosa com a atriz Asia Argento, que é uma das estrelas que acusa Harvey Weinstein no processo de que este é alvo. A atriz discursou no Festival de Cannes e acusou o produtor de a ter violado.

O chef e a atriz conheceram-se há dois anos, enquanto este gravava um episódio para a oitava temporada de Parts Unknown. Asia chegou a trabalhar como realizadora de um dos programas da série, após o realizador ficar doente.

Anthony Bourdain ficou também conhecido pelas suas passagens por Portugal. Ao todo, no decorrer dos seus progrmas passou pelo nosso país quatro vezes. A primeira em 2002, no Porto, para o seu programa Cook’s Tour, onde provou as famosas francesinhas. Em 2017 voltou a esta região para o seu último programa. A segunda pelo arquipélago dos Açores, em 2009, para o seu segundo programa e para provar o afamado cozido das furnas. Esteve também na capital para Anthony Bourdain: No Reservations.

Podes ver aqui o programa completo, filmado aquando da sua passagem por Lisboa.