Depois do sucesso das duas primeiras temporadas, 13 Reasons Why vai voltar para uma terceira temporada em 2019. A confirmação foi dada pela Netflix esta quarta-feira, através de um teaser promocional.

Apesar da controvérsia que rodeia a história do drama, a Netflix parece querer continuar a trazer à luz os tópicos difíceis que são abordados em 13 Reasons Why. Uma terceira temporada de 13 episódios (à semelhança das suas antecessoras) foi encomendada pela plataforma, com data de estreia marcada para o próximo ano.

A renovação, que já vinha a ser comentada nas redes sociais, chega pouco mais de duas semanas do lançamento da segunda temporada, que explorou as repercussões do suicídio de Hannah Baker e o que daí surgiu. O novo capítulo deverá continuar a seguir os já conhecidos personagens e as consequências de novos acontecimentos, que chocaram os espetadores em cenas gráficas.

Apesar das críticas à violência gráfica de algumas das cenas mostradas em ambas as temporadas, a produção pretende continuar a explorar sem filtros as vidas dos jovens em que a série se centra. Por causa das acusações da romantização do suicídio e depressão, a Netflix incluiu uma mensagem antes de cada episódio, onde o elenco alerta para a importância do apoio neste tipo de casos.

Depois das cassetes e das polaroids, há mais para contar em ’13 Reasons Why’. (Fotografia: Netflix)

Hannah Baker não estará nos novos episódios

A produção da nova leva de episódios inicia-se já no final deste ano, com Brian Yorkey a regressar como produtor executivo. Espera-se igualmente que o elenco principal, com nomes como Dylan Minnette (Clay), Devin Druid (Tyler Down), Miles Heizer (Alex) ou Alisha Boe (Jessica), volte para a nova parte da série, assim como a equipa de produção, da qual faz parte a cantora e atriz Selena Gomez.

Lê também: Selena Gomez doa receitas da banda sonora de 13 Reasons Why

Contudo, há uma grande mudança a ser esperada nos próximos episódios: Hannah Baker não vai regressar nesta terceira temporada.

A confirmação foi dada pela própria atriz em várias entrevistas, que considera que teve “de deixar ir” a personagem no final da última temporada. À Entertainment Weekly, Katherine Langford afirmou que “foi como estar no purgatório para a segunda temporada, e depois ser capaz de lhe dizer oficialmente adeus“, referindo-se à cena que surge no último episódio da season 2.

13 Reasons Why

Hannah Baker não irá regressar na terceira temporada de ’13 Reasons Why’. (Fotografia: Netflix)

Num painel inserido no evento Netflix FYSee, onde Langford se despediu publicamente da sua personagem, o criador Brian Yorkey partilhou algumas das suas expetativas para uma terceira temporada sem Hannah Baker.

O que aconteceu à Hannah vai sempre ser a primeira cláusula da história. O resto é sobre jovens (…) que aprendem como se curar do que os magoou, como fazer do mundo o que querem que seja, não apenas o mundo em que habitam… E, acima de tudo, como tomar conta uns dos outros,” referiu Yorkey.

Lê também: 13 razões para veres 13 Reasons Why

Ainda não se sabe que temas vai abordar o próximo capítulo da série, mas deverá continuar a explorar as consequências do suicídio, bullying e violência sexual. A história original conta o que se passa para além da primeira temporada, baseada no livro homónimo de Jay Asher, o que já aconteceu na segunda season.

13 Reasons Why, que é um dos mais bem sucedidos originais da Netflix, regressa em 2019 para 13 novos episódios. Depois das cassetes e das polaroids, resta saber o que nos espera em mais um capítulo.