Foi na terça-feira, 29 de maio, que a Nintendo anunciou três novos jogos da saga Pokémon. O primeiro, Pokémon Quest, será totalmente gratuito e estará disponível para a Nintendo Switch e para telemóveis. Por outro lado, Pokémon: Let’s Go Pikachu e Pokémon: Let’s Go Eevee estarão disponíveis para a consola híbrida da empresa japonesa.

Vamos explicar então, tudo o que sabemos até agora:

Pokémon Quest

Este jogo vai ser gratuito e como um clássico de Pokémon vai permitir que os jogadores enfrentem pokémons selvagens e embarquem em jornadas empolgantes. A grande diferença vai ser o aspecto visual, dado que o jogo se passa na Ilha Tumblecube, onde tudo tem um aspecto muito cúbico.

Vamos poder formar equipas com até três pokémons e explorar mapas, desbloquear novas áreas e como é habitual, treinar a nossa equipa, dando-lhes novos poderes até que evoluam, se quisermos claro. Além disso, vamos ter uma base onde podemos cozinhar para atrair novos pokémons para a nossa equipa. Também vai ser possível dar uma decoração a nossa base com items inspirados no universo de Pokémon.

Pokémon Quest já se encontra disponível na eShop da Nintendo Switch. Apesar de ainda não existir uma data concreta, está confirmado que o jogo vai estar disponível tanto para sistemas iOS como para Android.

Pokémon: Let’s Go Pikachu/Pokémon: Let’s Go Eevee

Estes dois jogos, vão ser remakes do clássico Pokémon Yellow (1989), que nos vão levar de volta à região de Kanto, desta vez com o já habitual aspecto tridimensional dos mais recentes jogos — mas com um grande foco na jogabilidade através da realidade aumentada.

Sendo que vamos poder utilizar os Joy-Cons da consola para movimentar a nossa personagem, batalhar e, o mais importante, capturar pokémons simulando o arremesso de uma Poké Bola.

A história será exactamente igual à de Pokémon Red e Blue (1996) sendo que, pelo menos inicialmente, só vão estar presentes os primeiros 151 Pokémons e curiosamente, as suas versões de Alola, o que pode significar o aparecimento de novas gerações de Pokémons num futuro próximo.

Além disso e como o próprio nome indica, vamos ter como companheiros Pikachu ou Eevee, dependendo da versão que escolhermos. Eles não vão poder evoluir, mas vamos poder personalizá-los com roupas e acessórios, tornado-os verdadeiramente nossos.

Vai existir também um modo cooperativo, permitindo que duas pessoas joguem no mesmo ecrã e possam apanhar pokémons. A dúvida, para já, é sobre se a jornada do modo de história poderá ser feita a dois.

A outra grande novidade é o Poké Ball Plus, um acessório que pode ser utilizado com o jogo, mas também fora do mesmo, pois vai ser possível “guardar” um Pokémon dentro desta Poké Bola e levá-lo a “passear” pelo mundo real.

Além disso e graças à compatibilidade com Pokémon Go, os jogadores também vão poder procurar e capturar Pokémons na rua, sem olhar para o telemóvel – utilizando a iluminação LED e a vibração — e chocar ovos com os passos dados, sendo que os jogadores poderão transferir os Pokémon capturados em Go para o Let’s Go.

O lançamento de ambas as versões para a Nintendo Switch está marcado para 16 de novembro.