Shade: A Tale of Two Presidents é o nome do terceiro livro de Peter Souza, o fotógrafo oficial da Casa Branca na altura de Obama. Nele o autor compara o antigo presidente dos Estados Unidos com Donald Trump.

Através da conjugação de fotos que Peter Souza foi tirando de Barack Obama, ao longo da sua estadia na presidência, de tweets, citações e manchetes de Donald Trump, o fotógrafo pretende criar uma comparação entre o antigo presidente e os primeiros 500 dias de presidência de Trump e do seu governo.

Já há algum tempo que os fãs do fotógrafo luso-descendente pediam que este trouxesse à vida o seu icónico e astucioso Instagram através das páginas de um livro. Shade é a resposta a esse pedido.

Segundo o site de notícias Bustle, Peter Souza comentou numa conferência de imprensa que “durante o último ano, tenho andado tão angustiado como qualquer outra pessoa relativamente às mentiras e todo o ódio que advêm do atual governo. Comecei a usar o meu Instagram pessoal para lançar alguma sombra (Shade) sobre o que está a acontecer na Casa Branca”.

E acrescentou: “desde aí, tenho-me sentido inspirado por comentários que recebo por parte de várias pessoas, seja pelo Instagram, e-mail ou que falam diretamente comigo durante alguns eventos. Muitas delas sugeriram que eu pegasse nas minhas fotos e as juntasse com comentários num livro”.

View this post on Instagram

Back in the day when our President could run.

A post shared by Pete Souza (@petesouza) on

Mas mais do que isso, pelas palavras da editora Little, Brown and Company, este livro é “um inspirador lembrete dos mais altos valores (americanos) que compartilhamos e que nos dão a coragem para nos levantarmos e falar em nome daquilo em que acreditamos”.

Após sair da Casa Branca em 2017, Peter Souza nunca pensou que as suas fotografias e palavras viessem a ter tanta força e impacto. Mas a verdade é que ganhou a atenção dos meios de comunicação e até órgãos de comunicação social como a CNN, New York Magazine e o The Atlantic partilharam o seu jogo inteligente que mistura fotos e comentários, muitas vezes sarcásticos e irónicos, numa tentativa de ataque subtil à atual presidência.

O livro, que está previsto chegar às livrarias no dia 19 de outubro, contém cerca de 100 fotografias de Obama e da Casa Branca que não estão incluídas no seu livro anterior, Obama: An Intimate Portrait: The Historic Presidency in Photographs.

LÊ TAMBÉM: MICHELLE OBAMA DIVULGA CAPA DO SEU LIVRO DE MEMÓRIAS