O realizador iraniano Asghar Farhadi, autor de Uma Separação (2011) e O Vendedor (2016), vai viajar até Espinho para o Festival Novos Realizadores, Novo Cinema (FEST), que decorrerá no mês de junho.

O FEST entra na sua 14.ª edição que, para já, conta com a presença de um dos maiores realizadores do momento. Segundo a organização, Asghar Farhadi, vencedor de 60 prémios dentro e fora do Irão, participará numa das secções do festival.

O realizador, autor de Todos lo Saben (2018)que abriu a 71.ª edição do Festival de Cannes, é conhecido por abordar problemas éticos e contradições de origem social, bem como questões de género e religião.

Asghar Farhadi, argumentista, produtor e realizador da maioria dos seus filmes, já foi premiado com dois Oscars na categoria de Melhor Filme de Língua Estrangeira. O primeiro foi em 2012, com Uma Separação e o segundo em 2017 com O Vendedor.  A sua experiência na área do cinema será partilhada, este ano, no FEST, no qual se juntará a outras figuras relevantes da indústria cinematográfica mundial.

O Festival Novos Realizadores, Novo Cinema é uma celebração de novo cinema e novos cineastas, onde podem mostrar e promover o seu trabalho. A decorrer em paralelo com o festival existem dois eventos.

Pitching Forum é onde os cineastas apresentam os seus projetos a um quadro de produtores, agentes de talentos e financiadores de topo. Já o Training Ground é uma secção educativa que envolve mais de 30 atividades (debates e masterclasses). O realizador iraniano entra neste último, que decorre no Centro Multimeios de Espinho.

A 14.ª edição do Festival Novos Realizadores, Novo Cinema acontece entre os dias 18 e 25 de junho.