O escritor português António Lobo Antunes venceu o Prémio Bottari Lattes Grinzane 2018. A fundação italiana com o mesmo nome entrega o prémio em outubro.

António Lobo Antunes

Foto: página oficial Prémio Bottari Lattes Grinzane no Facebook

A edição deste ano do Prémio Bottari Lattes Grinzane teve como júri professores universitários, jornalistas culturais e escritores.

António Lobo Antunes, escritor de 75 anos, recebe o galardão no próximo dia 20 de outubro, no Castelo Grinzane Cavour, nos arredores de Turim, norte de Itália.

No ano passado, o prémio foi entregue ao escritor britânico Ian McEwan, de 69 anos. Em edições anteriores distinguiu autores como Enrique Vila-Matas, Patrick Modiano, Alberto Arbasino, entre outros.

Publicado pela primeira vez em 1979, Os Cus de Judas foi o romance selecionado em França, para o Exame Nacional de Agregação para professores e investigadores do Ensino Secundário em Literaturas Modernas. O romance vai atualmente na 36.ª edição.

No passado dia 14 de maio, o escritor recebeu o Grande Prémio do Centenário da Reunificação da Roménia, onde foi o convidado de honra do Festival Internacional de Poesia de Bucareste.

Lê Também: António Lobo Antunes Recebe Prémio Literário na Roménia

Depois de se ter estreado em 1979 com Memória de Elefante, o autor estará presente na Feira do Livro nos dias 27 de maio e 3 e 10 de junho.

LÊ TAMBÉM: RICHARD ZIMLER PUBLICA NOVO LIVRO PARA CRIANÇAS