Maria e Danilo e o mágico perdido é o nome do novo livro de Richard Zimler, ilustrado pelo artista plástico Carlos Farinha. A obra da Porto Editora, que promete fazer as delícias dos mais novos, é lançada no dia 24 de maio.

O livro retrata o encontro entre um mágico e duas crianças com deficiência física e narra a forma como a história dos três ganha uma nova cor a partir desse dia.

Ao mesmo tempo, fala de todos os medos e desafios dessas duas crianças tão especiais. Ao longo de 48 páginas, cheias de ilustrações, a obra desvenda o verdadeiro significado da diferença, superação, beleza e amizade.

O autor venceu recentemente o Prémio Bissaya Barreto de Literatura para a Infância, com o livro O cão que comia a chuva, uma história dotada de uma moral comovente sobre o bullying e as suas consequências.

No dia 5 de junho, pelas 18h30, Maria e Danilo e o mágico perdido vai ser apresentad0 pela deputada Catarina Marcelino, no hotel Real Palácio, em Lisboa.

Richard Zimler

Foto: Porto Editora

O autor

Richard Zimler nasceu em 1956, em Roslyn Heights, um subúrbio de Nova Iorque. Estudou Religião Comparada na Duke University e concluiu o mestrado em Jornalismo na Stanford University.

Durante oito anos, trabalhou como jornalista nos Estados Unidos da América. Em 1990, decidiu mudar-se para o Porto, onde passou a lecionar Jornalismo, de início na Escola Superior de Jornalismo, depois na Universidade do Porto.

Desde 1996, o escritor já publicou onze romances, uma coletânea de contos e cinco livros infantis. A sua obra encontra-se traduzida em 23 países.

O ilustrador

Carlos Farinha nasceu em Santarém, Portugal, em 1971. Licenciou-se se em Belas-Artes na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Dedica-se à pintura, ao desenho, à escultura e à performance art e, desde 1990, tem vindo a receber inúmeros prémios.

O artista está representado em diversas coleções públicas e privadas, nomeadamente  a multinacional Malwarebytes, o Museu de Halabja no Iraque, a Casa da Cultura de Kobane na Síria e a Residência Oficial do Cônsul de Portugal em Macau.