A primeira edição do Festival Impulso acontece entre os dias 23, 24 e 25 de maio, nas Caldas da Rainha. Este nasce da parceria dos alunos e professores de  Som e Imagem da ESAD-cr.

Surgiu um novo momento artístico nas Caldas da Rainha, criado por estudantes. Impulso comemora o 15º ano da licenciatura de Som e Imagem.  Segundo a equipa, também contraria a descentralização cultural que ocorre nesta área, perto da capital.

Nesta primeira edição, o festival é o “sumo” do que se faz no curso, feito por pessoas ligadas ao curso.  Como resultado, oferece um cartaz com mais de 30 bandas, filmes, exposições e videomapping.

O festival completa-se com um cartaz musical que resulta da vanguarda nacional e artistas emergentes. Nele destacam-se Paus, Octapush, Filho da Mãe, Memória de Peixe, Nerve, Mike El Nite, Pás de Problème, DJ Firmeza. Existem também nomes como Hangloser, Elephant Maze, Gabi ou EXXXTRA.

O festival conta ainda com curtas metragens realizadas por alunos do curso, presentes na secção Retrospetiva, ao final da tarde. Podemos ver filmes que passaram por festivais como LEFFEST, Doclisboa ou NY Portuguese Short Film Festival. Existe uma grande diversidade de géneros desde documentário, ficção, experimental, animação, entre outros. Ressaltam filmes como Rabo Negro de Tiago Silva, Depressure de David Mourato ou Morrer no Mar de Sérgio Roxo.

[vimeo 42099003 w=640 h=360]

 Para além das curtas, será possível visualizar a série documental “Fios Bem Ligados”, realizada por Eduardo Morais para a Antena 3. Esta mostra  os desafios de criar e viver da música em Portugal.  A série será exibida antes das sessões de curtas-metragens, durante os três dias do festival.

Impulso e Caldas Late Night

Concomitante ao festival Impulso, aparece o habitual Caldas Late Night. Também distribuído por três dias consecutivos, resulta da exposição de trabalhos e outras artes em casas e outros espaços da cidade pelos alunos da ESAD.

Acrescente-se que o cartaz está disponível no facebook oficial.O preço dos bilhetes diários é  10 Euros, disponíveis na BOL. O passe dos três dias custa 20 euros. Os bilhetes a preço de pré venda – 15€ –  encontram-se exclusivamente à venda no Centro da Juventude das Caldas.