Os printscreens a anunciar novas publicações parecem estar a chegar ao fim. O Instagram anunciou uma atualização que permite partilhar posts públicos diretamente para as Stories e ainda duas outras novidades.

A aposta nas funcionalidades das Stories é uma constante. Depois das mais recentes atualizações, que incluíram uma biblioteca de GIFs e notificações dos screenshots, o Instagram volta a introduzir novas funcionalidades que prometem mudar a experiência de utilizar uma das áreas primárias da aplicação.

A partilha de publicações nos Stories

Agora, é possível partilhar as tuas publicações favoritas diretamente para as histórias. Basta aceder à ferramenta de partilha e selecionar a opção “Criar Stories com esta publicação”. A imagem irá surgir como um sticker num fundo personalizado, que é possível mover e redimensionar.

O utilizador da conta que publicou a fotografia original vai aparecer em baixo da fotografia e basta clicar para aceder diretamente ao seu perfil.

Instagram

As publicações do Instagram podem ser partilhadas diretamente no Stories. (Fotografia: Divulgação/Instagram)

No entanto, só é possível partilhar publicações de contas públicas. Mas, mesmo que não tenhas o teu perfil em modo privado, podes desativar a opção de partilha das tuas próprias publicações nos Stories dos outros; basta desativar esta opção nas definições da app.

Esta novidade vem unir as duas principais galerias de imagens do Instagram, numa altura em que as Instagram Stories começam a ganhar cada vez mais expressão. Recorda-te que o lançamento da funcionalidade, em agosto de 2016, provocou na altura uma queda de mais de 40% de utilizadores no seu rival direto, o Snapchat.

O Spotify também chegou à festa

Este modo de partilha não é exclusivo às publicações do teu feed. O Spotify anunciou que agora também é possível partilhar diretamente o que estás a ouvir para todos os teus seguidores através das histórias.

A partir de agora, é possível partilhar músicas, álbuns, artistas e as famosas playlists diretamente para esta área da aplicação, com ligações que direcionam os utilizadores para a página do mesmo na aplicação do Spotify. 

Instagram

Agora podes partilhar diretamente o que estás a ouvir no Stories. (Fotografia: Divulgação/Spotify)

Para publicar, basta utilizar a função de partilha do Spotify e clicar na função que direciona para as Instagram Stories. A imagem irá também surgir como um sticker, que é possível personalizar. Depois de adicionares os efeitos que desejares, basta publicar como uma história normal.

Quando a imagem está publicada, surge uma ligação em baixo do teu nome para abrir a faixa ou álbum na aplicação.

As novas sondagens com emojis

emoji deslizável é mais uma das novidades que o Instagram introduziu nas últimas semanas. Esta ferramenta permite fazer questões e descobrir, de forma rápida, o que os seguidores acham sobre determinado tema.

Para votar, basta deslizar o emoji para a direita ou para a esquerda consoante a resposta à pergunta. Depois de efetuar o voto, o utilizador pode ver a média de respostas que os outros deram à mesma pergunta.

Instagram

O emoji deslizável permite fazer sondagens mais divertidas. (Fotografia: Divulgação/Instagram)

Esta partilha também é simples: no menu habitual do Stories, onde se encontram ferramentas como os GIFs ou os autocolantes, basta selecionar a imagem que corresponde ao emoji deslizável. Depois de escolhida a pergunta, é necessário adicionar um emoji que melhor se relacione com o tom da questão.

Assim como nas restantes funções, os seguidores podem responder ao slider assim que este é publicado. Nas estatísticas relativas aos teus stories, podes também ver as respostas de cada um dos teus seguidores.