A Telepizza e a Pizza Hut anunciaram esta quarta-feira que chegaram a um acordo e que vão estabelecer uma parceria.

A espanhola Telepizza e a norte-americana Pizza Hut acabam de anunciar que vão formar uma mega-aliança.

A Telepizza vai tornar-se no principal detentor de franchising da Pizza Hut, supervisionando praticamente mil lojas da marca norte-americana. O grupo da Telepizza vai abrir mais 1.300 restaurantes no próximos dez anos nos países que fazem parte deste acordo: Portugal, Espanha, América Latina (excluindo o Brasil), Caraíbas e Suíça.

pizza

Os CEO’s das duas cadeias de restauração. Foto: Business Wire

Apesar da parceria – que andou a ser negociada desde o ano passado – cada marca continuará a ter restaurantes próprios, referem as empresas num comunicado divulgado esta quarta-feira.

A estratégia a nível global vai permitir a ambas um crescimento mais rápido: em 20 anos, esperam abrir 2.550 resturantes, a maioria da Pizza Hut. Assim, não só a Telepizza aumenta o número de lojas, como passa a estar presente em 37 países.

Em Portugal, a Pizza Hut é uma marca detida pela Ibersol – que perdeu grande parte dos restaurantes espanhóis para a Domino’s Pizza. A Ibersol detém cerca de 90 lojas Pizza Hut no mercado português e a Telepizza em torno de 100 restaurantes.

A Pizza Hut, atualmente com 17 mil restaurantes em mais de uma centena de países, vai duplicar a presença nas regiões previstas pelo novo acordo, passando a ser a maior empresa do género na América Latina e Caraíbas, em número de estabelecimentos.

A Telepizza é o parceiro ideal para acelerar a expansão da Pizza Hut

Já Pablo Juantegui, CEO do Telepizza Group, sublinha que a aliança permitirá quase duplicar a escala do seu negócio e estender a presença internacional do grupo a 37 países – o equivalente a mais de 500 milhões potenciais consumidores.

A Pizza Hut é detida pela Yum!, também dona da KFC. O grupo registou vendas de 2.865 milhões de dólares (cerca de 2.438 milhões de euros) no primeiro semestre deste ano, uma quebra de 3%. Só por si, a marca Pizza Hut registou um decréscimo mais acentuado no mesmo período, para os 456 milhões de euros, segundo o jornal Expansión.

Em sentido inverso segue a Telepizza, com um crescimento de 9,6% durante o semestre, para os 276,5 milhões de euros. Espanha representa 63% das suas vendas.

A conclusão da aliança está ainda dependente da aprovação dos reguladores.