O Mercato Italia vai realizar-se nos dias 18, 19 e 20 de maio na Praça da Figueira, em Lisboa. A terceira edição do evento conta com o melhor dos sabores italianos, workshops, música e ainda com um concurso para premiar o melhor gelado italiano em Portugal.

Na programação de sexta-feira (18) destaca-se o seminário promovido pela Agenzia Nationale del Turismo (ENIT). O tema em apresentação é o turismo enogastronómico italiano. Segue-se uma atividade sobre aperitivos italianos e a atuação do grupo musical Mokambo. Os Anonima Nuvolari vão atuar no sábado e no domingo é a vez de Stefano Saturini.

No sábado e no domingo são várias as atividades dedicadas aos mais pequenos. Os mais novos vão poder aprender a fazer pasta fresca, pizza e tiramisu. Podem participar crianças entre os seis e os 12 anos. As inscrições devem ser feitas através do email da organização.

Estes são os restaurantes italianos que vão marcar presença: Il Mercato, Come Prima, Pizzeria Romana, La Mercantina, Il Siciliano, La Pasta Fresca, Tasca Mastai, Il Covo, Motivo d’Agrado, Il Panzerotto e Fragoleto. As marcas Barilla, Blue Air e Martini-Bacardi também vão estar no Mercado.

LÊ TAMBÉM: TIME OUT MARKET CELEBRA ANIVERSÁRIO COM NOVIDADES

Concurso de gelados

As votações do público para o concurso do melhor gelado italiano em Portugal decorreram online até ao dia 13 de maio. A grande vencedora foi a gelataria Emanha. Concorreram também as gelatarias Fabio Lupi, Beni’s Gelato & Friends, La Copa, Lab Gelati e Fragoleto.  

Quanto ao prémio do júri, no sábado vai decorrer uma prova de degustação cega de dois sabores no Mercado. Entre os membros do júri estão o ator Ronaldo Bonacchi, o chef Michele Bono, o chef Nelson Félix e Vítor Carvalho, diretor d’A Escola do Gelado.

A organização do Mercado é da Camera di Commercio Italiana per il Portogallo e a entrada é livre.