A Adobe anunciou esta terça-feira (15) que a aplicação XD vai ser disponibilizada gratuitamente para os utilizadores da sua Creative Cloud. A empresa tenta assim manter a sua posição num mercado cada vez mais competitivo.

O Adobe XD é uma aplicação para o desenvolvimento de protótipos de aplicações, páginas web, entre outros, e interfaces interativos, com foco na UX (User Experience). UX é, de acordo com a norma ISO 9241-210, “as perceções e reações de uma pessoal que resultam do uso ou utilização prevista de um produto, sistema ou serviço.”

Ao disponibilizar um plano gratuito para a aplicação – incluindo os utilizadores de desktop (Windows e macOS) e mobile (Android e iOS) – a empresa espera poder converter, a longo prazo, algumas contas para modalidades pagas.

Lê também: Pantone já decidiu: ‘Ultra Violeta’ é a cor de 2018

O novo plano é em quase tudo igual a uma subscrição paga, incluindo a integração com o Typekit. A única diferença é que, na opção gratuita, só é possível partilhar um protótipo e uma especificação de projeto de cada vez.

A aposta da empresa numa oferta gratuita para o XD reflete também a sua visão para a aplicação. De acordo com Scott Belsky, Chefe de Produção e Vice-Presidente da Adobe:

Acreditamos que o Adobe XD irá ser tão grande como o Photoshop, se não maior.

10 milhões de dólares para o desenvolvimento de plugins

Outro indicador da aposta da Adobe no XD é a criação de um fundo de 10 milhões de dólares para financiar o desenvolvimento de plugins para a aplicação. Este fundo está aberto a equipas de programadores e freelancers.

Para além do valor monetário, a Adobe disponibiliza acesso a diversas ferramentas, acessos antecipados a novas versões e especialistas, para que os plugins sejam desenvolvidos da melhor forma possível.

Se estiveres interessado em receber uma fatia do fundo, podes saber mais detalhes e pedir acesso aqui.