Childish Gambino chegou ao topo da tabela americana de singles. A proeza foi conseguida pela canção This Is America, lançada no passado dia 5, cujo videoclipe dominou as redes sociais. É o seu primeiro número 1, e single a entrar no top 10, nos Estados Unidos. A confirmação vem da Billboard, responsável pela compilação da Hot 100.

No chart datado de 19 de maio, Gambino derruba Drake do lugar cimeiro da Hot 100; ocupado há quatro semanas consecutivas por Nice for What, extraída do seu próximo disco, Scorpion.

Esta é a 31.ª música a entrar diretamente no topo da Hot 100, sucedendo a Nice for What e God’s Plan de Drake.

Em cinco dias, a faixa acumulou mais de 65 milhões de streams. 68 por cento destes corresponderam a visualizações do teledisco. Foi também a faixa mais vendida neste período, totalizando 78 mil cópias.

Ler também: Childish Gambino apresentou dois novos temas no SNL

Gambino encabeça igualmente as tabelas de streaming e vendas, assim como as componentes de rap e R&B/Hip-Hop. Até 13 de maio, na rádio americana, contabilizou uma audiência de 9.4 milhões.

Nice for What estabelece-se no segundo lugar; de resto, o top 10 é preenchido por Psycho de Post Malone, Meant to Be de Bebe Rexha, The Middle de Zedd ou No Tears Left to Cry de Ariana Grande.

O único êxito comparável na carreira de Gambino é Redbone, o primeiro single do seu último álbum Awaken, My Love. A canção, fortemente impulsionada pelas redes sociais, chegou ao número 12 da Hot 100 em agosto de 2017. Anteriormente, a sua posição mais alta na tabela fora conseguida por Me and Your Mama, outra faixa desse disco, no número 68.

A próxima (última?) era de Childish Gambino

This Is America não é, de acordo com a RCA Records, o “primeiro single oficial” do próximo—e alegadamente último—disco de Donald Glover enquanto Childish Gambino. A edição do projeto está agendada para este ano, na sequência do contrato assinado pelo artista com a gravadora.

Gambino anunciou recentemente uma digressão com Vince Staples e Rae Sremmurd pela América do Norte. A primeira fase, com Staples—que, em junho, vem ao NOS Primavera Sound—começa em setembro, em Atlanta.