De 18 a 27 de maio, o Teatro Camões, em Lisboa, recebe duas peças de Ambra SenatorePasso e Toccata e Fuga serão interpretadas pelo elenco da Companhia Nacional de Bailado (CNB).

Ambra Senatore, coreógrafa italiana, nasceu em Turim, em 1976, e é a atual diretora do Centre Chorégraphique National de Nantes. Passo, uma das suas peças mais emblemáticas, foi coreografada em 2010. Já Taccata e Fuga é uma nova peça, coreografada para a CNB.

Teatro Camões

Foto: divulgação

Passo

Nesta peça de 2010, Ambra Senatore explora os limites entre a ficção e a realidade, entre uma partitura coreográfica e a improvisação. Trabalhando sobre a dúvida e a surpresa com uma ironia subtil, a coreógrafa coloca o espetador face à transformação constante e inesperada do quotidiano.

A ligação entre o individual e o coletivo é um dos principais temas desenvolvidos no espetáculo, que vai desde duetos, trios e quartetos até ao uníssono, da desagregação à multidão em coro, ou perdidamente solitária.

Toccata e Fuga

A convite de Paulo Ribeiro, diretor artístico da CNB, a diretora do Centre Chorégraphique National de Nantes cria Toccata e Fuga para 18 bailarinos da companhia.

As questões da partilha e do encontro constituem, para a coreógrafa, elementos importantes do espetáculo ao vivo. O humano atravessa todas as suas peças e a sua dança parte, de cada vez, ao encontro das pessoas, deixando espaço à fragilidade, à dúvida, ao sentido crítico, à partilha e ao humor.

Com solos, peças de grupo, ou performances, as criações de Ambra Senatore inspiram-se na vida. A sua dança pede emprestado gestos e movimentos do quotidiano, que se transportam para um universo surrealista e alterado.

A partir desta relação entre o individual e o coletivo, retratam meticulosamente a nossa humanidade e as suas falhas. A coreógrafa chama a nossa atenção para os gestos quotidianos que revelam muita coisa, com 18 indivíduos que se cruzam e entram em relação.

Quando e onde ver

Passo + Toccata e Fuga estará no palco do Teatro Camões, em Lisboa, de 18 de maio a 27 de maio.

As sessões vão ter lugar às quintas e sextas pelas 21h, aos sábados pelas 18h30 e aos domingos pelas 16h. A sessão para escolas vai ter lugar quarta-feira, dia 23 de maio, pelas 15h. Como é já habitual, haverá ainda Ensaio Geral Solidário, dia 17 de maio, pelas 21h.

Este espetáculo destina-se a maiores de 6 anos e tem a duração de aproximadamente 1h55, com intervalo. O preço dos bilhetes varia entre 5 a 25 euros.

Mais informações aqui.

LÊ TAMBÉM: O JARDIM DAS DELÍCIAS DE BOSCH DANÇADO NO CCB