Todos os olhos se viram para Eleni Foureira. A cantora do Chipre, que é a última atuar na semifinal desta terça-feira (8), é agora a favorita a vencer o Festival Eurovisão da Canção, segundo os apostadores.

Numa subida meteórica – três posições em poucas horas – a canção cipriota conseguiu finalmente destronar Israel, que liderava as perspetivas desde o mês de março. Neste momento, apostar em Fuego multiplicará em apenas três o investimento dos apostadores, naquela que é uma avaliação de elevada probabilidade de vitória.

O ensaio geral de segunda-feira, em que o júri foi chamado a votar, correu de feição a Eleni, que conquistou também uma votação esmagadora na opinião dos sites de fãs que estavam presentes no Press Center.

Lê também: Como funciona o sistema de votações da Eurovisão?

No top5 dos favoritos do apostadores seguem-se Israel, Noruega, Estónia e França. Portugal viu as suas perspetivas agravarem-se depois dos ensaios desta segunda-feira e está agora em 24.º, um resultado que colocaria a canção nacional como penúltima da Grande Final.

Os dados das apostas, meramente indicativos, são agregados pelo site Eurovision World e servem essencialmente de termómetro para a evolução do favoritismo das várias músicas ao longo da semana eurovisiva. Em 2016, por exemplo, a canção favorita à vitória foi, até ao último dia, a da Rússia. Venceu a Ucrânia.