Os Alice In Chains iniciaram a sua digressão mundial no final do mês de abril e revelaram música nova há menos de uma semana. É já no próximo mês de julho que os norte-americanos regressam ao nosso país, por ocasião do festival NOS Alive. Vai ser o regresso ao “local do crime”, oito anos depois.

No dia 14 de julho de 2018, a banda vai subir ao palco principal do festival NOS Alive. O grupo vai partilhar o palco com os conterrâneos Pearl Jam, uma banda muito acarinhada pelo público português. A banda de Eddie Vedder foi a principal responsável por fazer esgotar a lotação do evento, que decorre no Passeio Marítimo de Algés.

Depois deste feito impressionante, a organização confirmou, em finais de janeiro, a presença dos Alice In Chains. Este é o terceiro concerto em terras portuguesas e o segundo no mesmo festival. O grupo esteve presente, no altura denominado Optimus Alive, em 2010, no dia em que os Faith No More foram cabeças de cartaz.

“Estaremos de volta em breve”

Foi em Black Gives Away The Blue, de 2009, que se deu início a este novo período da banda de Seattle. O novo ciclo teve William Duvall a substituir o malogrado vocalista Layne Staley.

Recuemos por um instante para o final desse concerto. Mais de uma hora de concerto depois, o vocalista William Duvall, já nas despedidas finais, abordou o público e revelou que estaria ansioso para regressar.

A verdade é que demorou oito anos para materilizar essa promessa. Desde então, os renovados Alice In Chains editaram apenas mais um álbum, The Devil Puts Dinossaurs in Here, em 2013.

O que esperar do concerto?

A digressão mundial começou no dia 28 de abril, em Boston, nos Estados Unidos da América. No dia 19 de maio, a banda vai dar por encerrada a tour norte-americana com um concerto em Filadéfia. Depois, os Alice In Chains rumam para a Europa para participarem em festivais de música. Uma das paragens é o NOS Alive, a única data maracda para Portugal.

Até ao momento, o grupo só tem feito espetáculos em nome próprio e por isso o alinhamento das canções tem sido maior, com cerca de 20 temas no repertório. O último aconteceu em Washington e a setlist pode ser consultada aqui.

https://www.youtube.com/watch?v=352RBWh6ViU

Comparando com o último concerto dado em Portugal, o grupo de Seattle incluiu 14 músicas. Por isso, é expectável que a atuação no NOS Alive aconteça nestes moldes.

Apesar das informações sobre um novo trabalho serem ainda escassas, os norte-americanos revelaram uma nova música, a primeira em cinco anos. The One You Know é o pontapé de saída para um novo álbum ainda sem nome. Sem dúvida, será incluída no alinhamento do concerto no dia 14 de julho, no Passeio Marítimo de Algés.