facebook messenger

E se o Facebook não tivesse anúncios, mas fosse pago?

O Facebook está a considerar uma versão livre de anúncios paga por subscrições. Através de uma pesquisa de mercado, a empresa pretende avaliar se esta versão pode trazer mais pessoas à rede social.

O interesse em criar uma opção baseada em subscrições aumentou após o recente escândalo da Cambridge Analytica, reporta a Bloomberg.

Em abril, numa audiência no Congresso, quando foi perguntado a Mark Zuckerberg se o Facebook seria sempre grátis, o CEO respondeu: “Sim, haverá sempre uma versão gratuita do Facebook”. Este comentário sugere que no futuro poderão existir versões da rede social que não são grátis.

Certamente já pensámos em muitas outras formas de monetização, incluindo subscrições e continuaremos a considerar tudo”, afirmou Sheryl Sandberg, a COO da empresa durante a discussão das receitas no final de abril.

Publicidade: vantagem ou desvantagem?

Segundo Zuckerberg e Sandberg, o maior benefício de uma rede social sustentada por anúncios é a possibilidade de alcançar o maior número de pessoas de todos os escalões sociais.

No entanto, a publicidade é uma das razões comuns que faz com que muitas pessoas deixem o serviço. É por isso que esta alternativa está a ser considerada apesar de os anúncios garantirem grande parte da receita do Facebook.

Em 2017, a empresa gerou 41 mil milhões de dólares em receitas quase inteiramente com a venda de publicidade direcionada.  A ideia não seria mudar o plano de negócios, mas eliminar esta razão que faz os utilizadores saírem da plataforma.

No passado, a empresa concluiu que os utilizadores não estariam receptivos a uma opção como esta. Hoje, considera-se que as opiniões mudaram.

A empresa enfrenta uma crise após os dados de milhões de pessoas terem sido utilizados pela Cambridge Analytica durante a campanha presidencial de Donald Trump. Muitos utilizadores começaram a questionar que informações são recolhidas pelo Facebook e com que objetivo.

Lê também – Facebook: Pedidos de Amizade Vão Passar a Expirar

O Facebook ainda não fez qualquer comentário em relação à possibilidade de um serviço sem anúncios com base em subscrições.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Somos Portugal
Opinião. O mau exemplo do Somos Portugal