Sense8_206_Unit_04256_R3-min
Fotografia: Netflix

O episódio final de ‘Sense8’ já tem data de estreia

Junta a tua cluster e prepara as pipocas. O último capítulo de Sense8, a série original da Netflix, já tem data de lançamento. O episódio especial de duas horas vai ficar disponível na plataforma de streaming no dia 8 de junho.

A data foi avançado no Twitter da Netflix na passada terça-feira (24). O anúncio foi acompanhado por um cartaz promocional onde se pode ler em letras garrafais “Até ao fim”.

Sense8 narra a história de oito personagens espalhadas pelo mundo que partilham uma ligação psíquica. Ao longo de duas temporadas, a série acompanhou as vidas da islandesa Riley, dos americanos Will e Nomi, do mexicano Lito, do alemão Wolfgang, da indiana Kala, da sul-coreana Sun e do queniano Capheus.

Sob o título “Amor Vincit Omnia” (frase latina que em tradução livre significa “O amor vence tudo”), o episódio final vai encerrar os destinos destes oito jovens. Na sinopse do episódio podemos ler:

A vida pessoal de cada um dos oito Sensates é posta de lado. Os seus companheiros e alguns aliados inesperados unem-se para uma missão de resgate e para derrubar o BPO de forma a proteger o futuro de todos os Sensates.

Um presente de despedida para os fãs

Sense8 foi cancelada em junho de 2017, apenas um mês após o lançamento da segunda temporada. O anúncio apanhou os fãs de surpresa.

Insatisfeitos com o cliffhanger em que foram deixados no final da segunda temporada, uniram esforços e protestaram nas redes sociais. Durante semanas multiplicaram-se os posts e mensagens dirigidos à plataforma de streaming, chegando a circular uma petição pública que reuniu mais de 524 mil assinaturas para exigir a renovação da série.

Apesar de manter o cancelamento da série, a Netflix acabou por anunciar via Twitter um episódio final. No vídeo, as personagens principais dançam e cantam What’s up, a música de 4 Non Blondes que tem elevado valor simbólico na história e lê-se “Vai acontecer: episódio final de duas horas”.

No mesmo dia, uma das criadoras da série, Lana Wachowski, confirmou esta decisão. Em comunicado, demonstrou-se comovida com o apoio dos fãs e os esforços destes para a renovação da série.

“Improvavelmente, imprevisivelmente, o vosso amor trouxe Sense8 de volta à vida”, pode ler-se no comunicado de Wachowski.

Uma questão de números

Os verdadeiros motivos para o cancelamento de Sense8 permaneceram desconhecidos durante vários meses. A questão só foi abordada pela Netflix em outubro do ano passado.

Numa conferência de imprensa, Ted Sarandos falou pela primeira vez sobre a série. O diretor de conteúdos da plataforma de streaming explicou que num modelo económico como o da Netflix, séries caras que não atraem audiência suficiente são problemáticas.

“Eles fizeram um belo programa”, admitiu Ted Sarandos. “O público era muito apaixonado, mas não grande o suficiente para suportar a economia de algo tão grande, mesmo na nossa plataforma”.

Não se sabe ao certo quais foram os custos de produção envolvidos em Sense8. Contudo, as estimativas colocam a séries em terceiro lugar nas séries originais mais caras da história do Netflix. Tendo filmado em 11 países diferentes, estima-se que o custo por episódio ronde os 9 milhões de dólares americanos, num total de 108 milhões pelos 12 episódios por temporada.

Para já, as únicas imagens relativas ao último episódio são um sneak peek dos bastidores.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=94&v=UwYg9ppv9mk

Mais Artigos
Uma Visão Diferente RTP2
RTP2 estreia segunda temporada de ‘Uma Visão Diferente’