O Dia da Mãe celebra-se já no próximo domingo, 6 de maio. Se ainda não tens prenda ou planos para este dia, o Espalha-Factos leva-te à mesa de quatro cafés. O brunch é a refeição da moda, por isso, em vez de uma tradicional prenda, porque não pagar uma refeição às pessoas que fazem tudo por nós?

Heim Café

Em Santos encontramos o Heim Café, um espaço com um estilo minimalista, em tons de branco e madeiras. É um espaço moderno, acolhedor e bastante fotogénico. O café, gerido por ucranianos, conta com 4 menus brunch: verde, amarelo, vermelho (os três por 13 euros) e azul (por 14,5 euros). O verde traz ovos estrelados, tosta de abacate, tomate, granola,  frutas e um sumo de laranja. O amarelo inclui ovos estrelados, salsichas, bacon, waffle com chocolate, granola e limonada. Com o vermelho tem-se direito a ovos mexidos, bacon, abacate, iogurte com frutas, panquecas e limonada. O azul traz ovos mexidos, tosta de queijo creme e salmão, waffle com caramelo, frutas e sumo de laranja.

Casinha Boutique Café

O Casinha Boutique Café está presente no Chiado  (Lisboa), na Boavista (Porto), em Guimarães, Viana do Castelo e Braga. As lojas estão decoradas de forma acolhedora, para o cliente se sentir em casa e contam com sala de jantar, sala de leitura e esplanada/jardim. O menu brunch custa 11,95 euros e tem bastante variedade, entre iogurte, croissants, ovos, várias bebidas por onde escolher, etc.

Fauna & Flora

O Fauna & Flora abriu no final de 2017 na Madragoa. A famosa refeição passa agora a não ter horas nem menus. Neste café decorado com plantas e flores pode comer-se um brunch quando quisermos sem ter nada pré definido. A carta tem várias opções, desde panquecas a tostas, taças de iogurte ou smoothie, ovos, snacks, hambúrgueres, e muito mais. O objetivo deste espaço é tomar um brunch, mas acima de tudo uma refeição, saudável.

Café Saudade

Para os lados da Serra de Sintra, perto da vila, está um pequeno café com um nome bastante português: Café Saudade. O café conta com dois menus brunch: um doce e um salgado. O menu doce custa 14 euros e inclui um sumo, café, scone XL, bolo, parfait, entre outros. Já o menu salgado custa 16 euros e inclui sumo, chá, torradas, etc. O brunch serve-se entre as 12h e as 16h.