Os ensaios para a 63º edição do Festival Eurovisão da Canção começaram este domingo (29). O primeiro dos 9 dias de ensaios fica marcado pela lesão do concorrente checo.

Eram cerca das 10h da manhã quando Aisel pisou pela primeira vez o palco da Altice Arena. A representante do Azerbaijão foi a primeira concorrente a ensaiar. Nove concorrentes seguiram-lhe, entre eles Mikolas Josef.

O concorrente checo viu-se obrigado a deslocar-se ao hospital devido a um acidente. Mikolas feriu-se nas costas enquanto realizava uma acrobacia, avança o site oficial do evento.

Jan Bors, chefe da delegação checa explicou, segundo o site N-TV, que “para já, não é necessário pensar num plano B”. “Esperamos que, na próxima semana, Mikolas esteja bem”. A conferência de imprensa que sucederia o ensaio da República Checa foi cancelada.

No Instagram, pouco passava das 20h, o concorrente fez uma publicação onde referiu que a sua situação piorou algumas horas após do acidente e que já não consegue andar.

Lê também: Já começaram os ensaios para a Eurovisão. Sabe como tudo funciona

O dia ficou também marcado pela vitória da Lituânia nas votações da imprensa presente no Press Center. A Islândia, por outro lado, não parece ter surpreendido os jornalistas, tendo ficado em último.

Depois da vitória de Salvador Sobral em 2017, a edição deste ano do Eurovision Song Contest realiza-se pela primeira vez em Portugal, no Parque das Nações. A primeira semifinal terá lugar no próximo dia 8 de maio.

Serão 19 os países a concorrer: Azerbaijão, Islândia, Albânia, Bélgica, República Checa, Lituânia, Israel, Bielorrússia, Estónia, Bulgária, Macedónia, Croácia, Áustria, Grécia, Finlândia, Arménia, Suíça, Irlanda e Chipre lutarão por um dos 10 passaportes para a Grande Final.

A conta oficial da Eurovisão no Youtube elaborou um resumo do primeiro dia de ensaios:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=799RC4xet_Y]

Vê de seguida um excerto do ensaio do concorrente checo:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=UcXb5Vbil7Y]