A nova versão do Ubuntu já está disponível para download. Esta é também a nova LTS (Long Term Support) do projeto, o que significa que terá atualizações e suporte durante 5 anos.

Se já tens uma versão anterior do Ubuntu instalada, irás receber uma notificação da disponibilidade da nova versão, notificação essa que te permite iniciar o processo de atualização. Contudo, se tens outro sistema operativo instalado e queres instalar este, precisas apenas de descarregar o ficheiro ISO do website do projeto e seguir as instruções de instalação.

Não te preocupes se já tiveres outro sistema operativo instalado, como por exemplo o Windows 10. O instalador do Ubuntu dá-te a possibilidade de manter o teu outro sistema operativo lado a lado com este. Quando ligares o computador, escolhes em qual deles queres entrar.

Novidades

Arranque mais rápido

Uma das novidades mais badaladas do Ubuntu 18.04 é a diminuição do tempo de arranque do sistema. Esta é uma promessa da Canonical, a empresa que faz a gestão do projeto.

Opção para instalação minimalista

O instalador recebeu uma nova opção que permite ao utilizador realizar uma instalação minimalista. Isto significa que, para além do ambiente gráfico, serão instalados um browser e alguns utilitários.

Aplicações como o LibreOffice não são instaladas, como normalmente seriam, quando esta opção é ativada pelo utilizador durante o processo de instalação do sistema operativo.

Lê também: Linux com domínio total no top500 dos supercomputadores

Gnome 3.28

O ambiente gráfico padrão é o Gnome, na versão 3.28. A utilização deste ambiente gráfico não é novidade para quem utiliza ou utilizou o Ubuntu 17.10, mas sê-lo-à para os utilizadores da anterior versão LTS (16.04).

Para facilitar a adaptação ao novo ambiente gráfico, a Canonical alterou a sessão default do Gnome por forma a que se assemelhe ao ambiente gráfico padrão anterior, o Unity. É, no entanto, possível ter uma sessão sem as alterações da Canonical ou mesmo instalar o ambiente gráfico padrão anterior, que se mantém disponível nos repositórios de software.

Xorg entra em cena e sai o Wayland

O servidor gráfico padrão é novamente o Xorg. No Ubuntu 17.10 foi escolhido o Wayland, mas dado o número de aplicações que não funcionavam com ele, a Canonical reverteu a mudança.

Instalação mais rápida

Graças à adoção do algoritmo de compressão zstd, desenvolvido pelo Facebook, a instalação do sistema operativo é 10% mais rápida.

Como atualizar para a nova versão

Se és um utilizador de Ubuntu, podes aguardar pela notificação da nova versão, como acontece com as atualizações das aplicações, ou podes forçá-la.

Caso optes pela última, podes fazê-lo de duas formas: com uma aplicação gráfica ou com a linha de comandos. Para utilizares a aplicação gráfica, abre o programa “Atualizações” e segue os passos. Caso prefiras a linha de comandos, corre o teu emulador de terminal preferido e escreve o seguinte:

sudo do-release-upgrade

Independentemente da opção que escolhas, serão descarregadas e instaladas automaticamente as atualizações.