Fotografia: Divulgação

Kate Bush participa em homenagem às irmãs Brontë

Há 40 anos, Kate Bush estreou-se musicalmente com a emblemática Wuthering Heights. Nesta quinta feira (26), a compositora anunciou a sua participação num memorial às irmãs Brontë, no condado inglês de North Yorkshire. A sua contribuição, em forma textual, será gravada numa pedra dedicada a Emily Brontë.

Financiada pelo Arts Council England, a homenagem insere-se na iniciativa The Brontë Stones. O projeto marca o bicentenário das irmãs Emily, Charlotte e Anne com pedras que se situarão entre a terra natal e a casa da família Brontë. Vão ser desvendadas a 7 de julho, nas celebrações do Bradford Literature Festival.

Enquanto o artefacto para Emily será gravado com um escrito de Bush, os restantes competem a três laureadas autoras britânicas. Cabem, respetivamente, a Carol Ann Duffy e Jackie Kay os tributos a Charlotte e Anne Brontë. A novelista Jeanette Winterson encarrega-se de um preito às três irmãs. Todas as homenagens terão menos de 100 palavras.

A ligação entre Kate Bush e Emily Brontë

O primeiro single de Bush, um êxito internacional, deve o seu título a Wuthering Heights. Traduzida em português para O Monte dos Vendavais, foi a única obra publicada por Emily Brontë. As obras definidoras de Charlotte e Anne são Jane EyreA Inquilina de Wildfell Hall.

Como nota o The Guardian, esta é uma rara aparição pública de Bush. Em 2014, fez a sua primeira digressão em 35 anos (editada no álbum Before the Dawn). Sobre a sua participação, comenta:

Sinto-me encantada por estar envolvida neste projeto. É uma ideia marcante cada irmã ser recordada com uma pedra, no panorama enigmático em que viveram e trabalharam.

A Emily só escreveu aquele livro—uma obra de arte extraordinária que deixou verdadeiramente a sua marca. Ser convidada a escrever uma peça para a pedra da Emily é uma honra e, de certa forma, uma oportunidade de lhe agradecer.

À BBC, Syima Aslam, diretor do Bradford Literature Festival, afirma que “não tinham a certeza se [Bush] o faria, mas ficamos muito agradados quando ela anuiu.” Acrescenta: “Esta é a única celebração pública do 40.º aniversário da [canção] Wuthering Heights que ela vai fazer. Para muitas pessoas, a Kate Bush, O Monte dos Vendavais, o Heathcliff e a Emily estão interligados.”

Mais Artigos
Dia de Cristina
TVI lidera com ‘Dia de Cristina’ e ‘Liga dos Campeões’