Scandal

Scandal 07×18: Os Gladiadores despedem-se para sempre

Os finais não são, normalmente, um bom espelho de uma série ou programa de televisão e Scandal não fugiu à regra. Chegou esta quinta-feira (19) aos ecrãs norte-americanos o último episódio da série de Shonda Rhimes. Over a Cliff (7×18) termina as sete temporadas da série produzida pelo canal ABC, que segundo a criadora não é, nem nunca vai ser, candidata a um revival.

Shonda Rhimes deixa bem claro: “Scandal acabou”. “Eu adoro todo o elenco e equipa, e trabalharia com eles de novo sem pensar, mas Scandal acabou mesmo”, afirmou a criadora numa entrevista à revista Variety.

A despedida emocionante dos atores de Scandal

Num vídeo lançado pela ABC o elenco da série despede-se, agradecendo aos fãs os sete anos que acompanharam a história. Kerry Washington, a atriz que dá voz à protagonista Olivia Pope, afirma que “existe a família em que nascemos e a família que encontramos” e que a equipa de Scandal foi a família que a encontrou, sentindo-se muito grata por isso. Segundo a atriz, sempre que lhe falarem de Scandal irá agradecer por “sete temporadas e sete anos fantásticos”.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=yh929yon-gg]

“The good boys won”

Scandal definiu desde muito cedo que não existiam personagens totalmente boas ou totalmente más e que até a mais respeitável das personalidades podia ser culpada de atos sujos e corruptos. A protagonista Olivia Pope (Kerry Washington) ficou marcada por uma ambiguidade moral que a coloca em confronto com os seus próprios valores. Shonda Rhimes acabou por decidir que era a altura de fazer mesmo uma divisão entre bons e maus, para que, no final, tudo ficasse esclarecido.

A verdade é que, só quatro episódios antes do final se começou a perceber quem eram realmente os “bad boys”. Olivia, que estava a deixar-nos tristes com as suas ações, volta a mostrar a sua essência, que a torna uma das personagens mais adoradas das séries de Shonda Rhimes.

A revelação da agência secreta que, durante mais de trinta anos, tinha comandado os destinos da República Americana fez com que todos tivessem oportunidade de se redimir e expor todos os seus crimes. Mas como nem tudo pode ser perfeito, o final de Scandal traz aos fãs uma surpresa bem desagradável. A mais inocente de todas as personagens e que sempre foi o “Chapéu Branco” mais puro da série acaba morto. Cyrus Beene (Jeff Perry) revela, mais uma vez, que não há limites para atingir o poder máximo dentro da Casa Branca.

O final feliz para os casais

Embora fosse interessante ver Olivia, os seus associados e a família Grant julgados pelos seus crimes, o público gosta sempre de um final feliz. O amor prevaleceu e o lado bom destas personagens ganhou a luta constante entre o bem e o mal. Nuns últimos minutos bem emocionantes é percetível que Fitz (Tony Goldwyn) e Olivia ficam juntos, assim como Mellie (Bellamy Young) e Marcus (Cornelius Smith Jr.), e Quinn (Katie Lowes) e Charlie (George NewBern). Pior destino têm a personagem Jake Ballard (Scott Foley), que irá preso pelos crimes que cometeu em nome do B613 e da sua ganância de poder.

Olivia Pope recupera o seu Chapéu Branco.

Um verdadeiro fã de Scandal nunca perdeu a esperança na bondade da protagonista Olivia Pope. No fim Olivia volta ao antigamente e, inevitavelmente, voltamos a adorá-la. A protagonista volta a ganhar o seu chapéu branco e deixa de estar preocupada com o poder da Casa Branca. Olivia recusa mesmo o pedido de Mellie para que volte a trabalhar na sua administração. Nos últimos minutos a dúvida fica no ar. Qual o futuro de Olivia Pope? Será que a sua jornada no Salão Oval vai continuar? A série termina com a visita de duas meninas negras aos corredores da Casa Branca que ficam espantadas a olhar para o grande retrato de Olivia. Terá chegado Olivia á presidência dos Estados Unidos da América?

Scandal termina mas Shonda Rhimes continua ocupada. Para além de Anatomia de Grey e How To Get Away With Murder, a produtora assinou recentemente um contrato milionário com a Netflix para levar as suas próximas criações à plataforma.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=sC6OdBvwhcw]