O Dia Mundial do Livro celebra-se a 23 de abril e o Espalha-Factos não podia deixar de reunir algumas sugestões para aqueles que fazem da leitura o seu maior passatempo. Se te consideras um amante da leitura, temos uma boa notícia: as comemorações já começaram este fim de semana e não faltam atividades.

De norte a sul do país, há sessões de leitura com vista panorâmica, livros perdidos no metro da capital e até um encontro entre as livrarias mais bonitas do mundo. Podes juntar os teus amigos e voltar a desfolhar algumas das páginas dos teus livros favoritos.

Ebooks gratuitos 24 horas

No Dia Mundial do Livro, a Porto Editora vai oferecer ebooks. Leste bem! Na próxima segunda-feira, os livros da Coolbooks vão estar disponíveis para download gratuito.

Durante todo o dia, mais de 80 romances, policiais e thrillers do catálogo da Coolbooks, escritos por novos talentos da literatura portuguesa, vão poder ser descarregados em formato digital.

Dia Mundial do Livro

Foto: VisualHunt

Livros escondidos no metro de Lisboa

Também o Metro de Lisboa e a Cabify decidiram assinalar este dia dedicado aos livros, em parceria com a Fnac.

A 23 de abril, das 8h às 11h, a Fnac propõe um conjunto de iniciativas de incentivo à leitura. Ao início do dia, na estação de metro de Entrecampos, em Lisboa, haverá uma banca repleta de livros à disposição de todos os viajantes.

O desafio é simples: basta partilhares uma dica sobre “como ter tempo para ler” e podes requisitar um livro à tua escolha, com o compromisso de o entregares até ao dia 31 de maio numa loja Fnac. Todos os livros devolvidos vão ser depois oferecidos às bibliotecas da AMI.

Quem partilhar uma fotografia a ler o livro que recebeu, colocar o tag da Fnac Portugal e o hashtag #Tempoparalernometro na descrição, habilita-se ainda a ganhar 1 de 2 cartões de 20 euros para gastar na loja.

Ainda no metro de Entrecampos, a jornalista e blogger Helena Magalhães vai esconder alguns livros pela estação e deixar algumas pistas no Instagram da FNAC Portugal. Se fores um dos sortudos a descobri-los, podes ficar com eles.

Os carros da Cabify juntam-se também à iniciativa e vão colocar 10 cartões-oferta escondidos, cinco em Lisboa e cinco no Porto, com 30 euros cada.

Como se não bastasse, os livreiros FNAC vão estar também disponíveis no chat da fnac.pt, das 10h às 21h, para sugestões de livros adequadas a cada cliente.

Leituras com vista panorâmica

O 360º Amoreiras juntou-se à Casa Fernando Pessoa para oferecer aos amantes de leitura uma sessão com vista privilegiada e panorâmica para a cidade das Sete Colinas.

O miradouro das Torres das Amoreiras vai estar de portas abertas para uma sessão de leitura de poemas de Alberto Caeiro, que conta com a participação dos atores Teresa Coutinho, Isabel Abreu e Diogo Dória.

O encontro ‘A minha casa no cimo deste outeiro’ decorre no dia 23 de abril, pelas 18h30, e a entrada é livre. Se não queres perder esta experiência, inscreve-te antecipadamente, enviando um email para [email protected]

Dia Mundial do Livro

Foto: divulgação

Óbidos inaugura Casa José Saramago

A partir de segunda-feira, a Galeria do Pelourinho, em Óbidos, será a nova Casa José Saramago, um espaço “multifuncional e multicultural” que vai receber exposições, lançamentos de livros, filmes, espetáculos e até workshops.

A Fundação José Saramago e a Óbidos Cidade Criativa da Literatura da UNESCO convidam os amantes do Nobel da Literatura para a inauguração deste novo espaço, com uma biblioteca, um auditório e uma galeria.

A cerimónia de abertura vai contar com a presença de Pilar Del Rio, presidente da Fundação José Saramago, e do ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.

escapadinhas

Foto: VisualHunt

Fnac dedica fim de semana à leitura

Até segunda-feira, a Fnac Colombo e a Fnac NorteShopping celebram também o dia dedicado aos livros.

A Fnac Colombo recebe uma ‘Maratona de Leitura’, onde várias caras conhecidas do público vão interpretar os seus textos preferidos. Cuca Roseta, Pedro Mexia, Rui Zink e Ana Laíns são alguns dos nomes que vão surpreender a plateia, no evento que decorre no dia 23 de abril, a partir das 16h.

Na sexta-feira, vários bloggers apresentaram as suas obras favoritas sob
o mote Os Nossos Livros’ e, este sábado, também não faltaram apresentações de livros e outras atividades. Para este domingo, no Porto, há mais performances, conversas e workshops. Conhece a programação completa aqui.

Lello junta as livrarias mais bonitas do mundo

Na Livraria Lello, crianças vão dar voz às estrofes de Camões em quatro línguas. No mesmo dia em que uma das livrarias mais bonitas do mundo edita Os Lusíadas em português, inglês, espanhol e francês, alunos de diversas escolas do Porto vão ler o mais conhecido poema português além fronteiras.

A iniciativa vai reunir bibliotecários, alfarrabistas e livreiros portugueses na livraria centenária, no Porto, no dia 23 de abril. Representantes de algumas das mais bonitas livrarias do mundo também vão marcar presença.

A Atlantis Books (Santorini, Grécia), a Barter Books (Alnwick, Reino Unido), a Boekhandel Dominicanen (Maastricht, Países Baixos), a Daunt Books (Londres, Reino Unido), a Librairie Avant-Garde (Nanquim, China), a Libreria Acqua Alta (Veneza, Itália), a Livraria da Vila (São Paulo, Brasil) e a The Last Bookstore (Los Angeles, EUA) vão estar presentes na comemoração que começa às 10h.

Dia Mundial do Livro

Foto: VisualHunt

Viana do Castelo vai oferecer livros e marcadores

Por fim, e bem lá para cima, a Câmara Municipal de Viana do Castelo vai oferecer um livro a todos aqueles que se inscrevam na Biblioteca Municipal no dia 23 deste mês.

No Dia Mundial do Livro, a biblioteca com 130 anos vai ainda oferecer um marcador com excertos de textos de diferentes autores.

LÊ TAMBÉM: DIA MUNDIAL DO LIVRO: AS SUGESTÕES DOS REDATORES