A organização do Vodafone Paredes de Coura acrescentou mais quatro nomes ao cartaz do festival. Realça-se a presença da cantora Yasmine Handan, juntamente com várias confirmações portuguesas.

Pioneira da música pop no Médio Oriente, a artista do Líbano afirmou-se musicalmente na sua carreira a solo. Ganhou visibilidade enquanto cantora, compositora e actriz. Ainda que com uma voz ligada às tradições da música árabe, as estruturas e arranjos adotam sonoridades electrónicas do pop e do folk ocidental contemporâneo à música da artista libanesa. No festival minhoto, Yasmine Handan vem apresentar Al Jamilat, lançado no ano passado.

Mais bandas portuguesas no cartaz

Para além desta confirmação, a organização do festival, que decorre anualmente na Praia Fluvial do Tabuão, juntou mais três bandas portuguesas ao alinhamento: os Dear Telephone, os Fugly e os Grandfather’s House.

Inspirados no nome da curta-metragem de Peter Greenaway, os Dear Telephone juntaram-se em 2010 para deixar expressa a vontade de cantar soap operas e melodramas de bolso em pequenas composições. Depois de um primeiro registo recebido com entusiasmo, veio um longa duração, editado em 2017, que os levou além fronteiras.

Os Fugly prosseguem o seu percurso em busca do caos e da excentricidade frenética com o novo trabalho discográfico Millennial Shit. Pedro Feio iniciou o projecto em 2015, quando se cansou de estar atrás da mesa de mistura e sentiu vontade de subir aos palcos. Mais tarde, convidou Rafael Silver e Nuno Loureiro para juntos misturarem garage com psicadelismos e influências díspares.

Em 2012, Tiago Sampaio surgiu com Grandfather’s House. Não demorou muito até transformar o formato one-man band em banda completa como a adição da voz de Rita Sampaio e a bateria de Ana João Oliveira. Diving é o mais recente disco do grupo que conta com a participação de Adolfo Luxúria Canibal, Nuno Gonçalves e Mário Afonso.

A 26.ª edição do Vodafone Paredes de Coura leva à Praia Fluvial do Tabuão os já confirmados Arcade Fire, Fleet Foxes, Skepta, King Gizzard & The Lizard Wizard, Slowdive, Dead Combo, entre outros.

Esta semana, a organização confirmou também a presença de Kevin Morby e Imarhan.