A atriz Kristen Stewart e o realizador Dennis Villeneuve juntam-se este ano ao júri do Festival de Cinema de Cannes. A Stewart e Villeneuve juntam-se também Ava DuVernay e Léa Seydoux.

Villeneuve já levou alguns dos seus filmes a competir em Cannes, como Sicario (2015). Stewart também compareceu várias vezes, com filmes como As Nuvens de Sils Maria (2014).

Sob a liderança de Cate Blanchett, o júri será composto por quatro mulheres e cinco homens, de sete nacionalidades diferentes. Em entrevista à Variety, o diretor artístico do festival abordou a questão da representação de géneros. “Nos últimos quatro anos, tenho estado muito mais preocupado com a presença de mulheres no festival. Tenho conversado com mulheres inteligentes como Jessica Chastain e tenho ouvido os seus conselhos sobre como melhorar alguns aspetos. Temos prestado mais atenção à proporção de mulheres nos nossos comités de seleção, por exemplo. Por agora, dois dos três comités têm tantas mulheres como homens.”

Lê também: PORTUGUESES GABRIEL ABRANTES E DUARTE COIMBRA NA SEMANA DA CRÍTICA DE CANNES

O júri deste ano conta ainda com o ator chinês Chang Chen, o realizador francês Robert Guédiguian, a cantora burundiana Khadja Nin e o realizador russo Andrey Zvyagintsev.

O festival vai decorrer de 8 a 19 de maio.