Foi num pequeno-almoço ao som de música popular brasileira, e perante uma plateia repleta de agências de publicidade, anunciantes e operadores, que a Globo revelou a novidade que vinha anunciando há vários dias. A estação brasileira apresentou esta terça-feira (17) a reformulação da sua marca e dos canais em Portugal, tendo como grande novidade a aguardada entrada da Globo na oferta base do MEO. O canal premium, focado no entretenimento e na informação, passa a designar-se Globo Now.

Há cinco anos sonhávamos com este dia e hoje estamos a realizar esse sonho”, confessou Raphael Corrêa, diretor executivo de negócios internacionais da Globo. “Mesmo num mundo de muitas ofertas, quando conseguimos fortalecer a nossa capacidade de contar histórias únicas, conseguimos ser mais relevantes para o consumidor e para todo o ecossistema de media e entretenimento, inclusive para os anunciantes“, acrescentou o responsável.

O diretor executivo da gigante da televisão brasileira lançou o novo posicionamento da marca em Portugal, com uma proposta complementar de dois canais, que diz ter sido “carinhosamente e criteriosamente pensado e discutido ao longo dos últimos meses”, frisando que o nosso país é “uma avenida de oportunidades” e um mercado estratégico para a marca brasileira.

A brasilidade, parte da essência da Globo, tornou-se o elemento central da nova imagem da estação. “A nossa marca não só apropria-se, como reconhece e vive a nossa brasilidade. Os nossos canais apresentam propostas complementares, mas no centro existem dois elementos muito fortes: o jeito de ser brasileiro e a paixão da Globo em criar e contar histórias”, acrescentou Raphael Corrêa.

Os responsáveis da Globo Ricardo Mazzucca, Ricardo Pereira e Raphael Corrêa, na apresentação do rebranding. (Foto: Globo/Divulgação)

Globo faz o pleno no cabo em Portugal

Coube a Ricardo Pereira, diretor da empresa em Portugal, anunciar a entrada do canal no MEO, onde já ocupa as posições 10 (em HD) e 310 (em SD). Assim, a Globo passa a estar disponível em todos os operadores portugueses, chegando a um total de 3,7 milhões de lares. “Há vários meses, começamos um trabalho de reformulação da marca, dos produtos e dos nossos dois canais. Paralelamente, outros protagonistas estavam a fazer um acordo comercial, um acordo de parceria, para que pudéssemos anunciar que, a partir desta terça-feira, a Globo passa a fazer parte do pacote do MEO”, anunciou o diretor da estação.

No ar desde 2012, inicialmente como canal exclusivo da então ZON, a Globo tem visto a sua audiência aumentar e disputa agora o segundo lugar do cabo com o Hollywood e o Disney Channel, ficando apenas atrás da CMTV. Desde o início de 2018, o canal de acesso livre da Globo registou uma média de 1,9% de share, com um crescimento homólogo de audiência de 8% no primeiro trimestre face a 2017. Vários dos seus programas têm conseguido liderar o ranking do cabo, com destaque para as novelas Tempo de Amar, Rock Story, Malhação e Pega Pega.

Com 1h31 assistidos em média por dia, a Globo é o canal de cabo com maior tempo médio de visionamento e chega a mais de 1 milhão e meio de espectadores por semana. Por outro lado, o canal premium tem resultados modestos, com uma média de apenas 600 espectadores (0,0% de share) sintonizados ao longo do dia.

Segmentação determina a nova identidade

Os dois canais brasileiros ganharam a partir desta terça-feira um novo conceito. Globo e Globo Now, anteriormente designado Globo Premium, passam a ter uma nova assinatura: para o primeiro, “Viva toda a emoção”, em referência à dramaturgia que domina a programação do canal; e, para o segundo, “Viva todo o momento”, que traz um olhar brasileiro sobre a actualidade do Brasil e do Mundo.

No âmbito deste rebranding está incluída a abertura do sinal da Globo Now na NOS, NOWO e Vodafone entre os dias 18 de abril e 1 de maio. Desta forma, os assinantes destes operadores vão poder assistir, de forma gratuita, à estreia da terceira temporada de Tamanho Família e ainda a programas emblemáticos como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Altas Horas, Fantástico, entre outros. Para novas adesões, o custo do canal pago será reduzido para 7,5 euros nos três meses seguintes.

A campanha de promoção da nova vida dos canais Globo, que terá presença em várias plataformas, é protagonizada por figuras da estação. Camila Queiroz, Taís Araújo, Cauã Reymond e Tony Ramos representam a emoção da ficção, e Tadeu Schmidt, Sandra Annemberg, Faustão e Fátima Bernardes são os rostos da atualidade.