Foto: Globo/Divulgação

Globo chega ao MEO e renova canais em Portugal

Foi num pequeno-almoço ao som de música popular brasileira, e perante uma plateia repleta de agências de publicidade, anunciantes e operadores, que a Globo revelou a novidade que vinha anunciando há vários dias. A estação brasileira apresentou esta terça-feira (17) a reformulação da sua marca e dos canais em Portugal, tendo como grande novidade a aguardada entrada da Globo na oferta base do MEO. O canal premium, focado no entretenimento e na informação, passa a designar-se Globo Now.

Há cinco anos sonhávamos com este dia e hoje estamos a realizar esse sonho”, confessou Raphael Corrêa, diretor executivo de negócios internacionais da Globo. “Mesmo num mundo de muitas ofertas, quando conseguimos fortalecer a nossa capacidade de contar histórias únicas, conseguimos ser mais relevantes para o consumidor e para todo o ecossistema de media e entretenimento, inclusive para os anunciantes“, acrescentou o responsável.

O diretor executivo da gigante da televisão brasileira lançou o novo posicionamento da marca em Portugal, com uma proposta complementar de dois canais, que diz ter sido “carinhosamente e criteriosamente pensado e discutido ao longo dos últimos meses”, frisando que o nosso país é “uma avenida de oportunidades” e um mercado estratégico para a marca brasileira.

A brasilidade, parte da essência da Globo, tornou-se o elemento central da nova imagem da estação. “A nossa marca não só apropria-se, como reconhece e vive a nossa brasilidade. Os nossos canais apresentam propostas complementares, mas no centro existem dois elementos muito fortes: o jeito de ser brasileiro e a paixão da Globo em criar e contar histórias”, acrescentou Raphael Corrêa.

Os responsáveis da Globo Ricardo Mazzucca, Ricardo Pereira e Raphael Corrêa, na apresentação do rebranding. (Foto: Globo/Divulgação)

Globo faz o pleno no cabo em Portugal

Coube a Ricardo Pereira, diretor da empresa em Portugal, anunciar a entrada do canal no MEO, onde já ocupa as posições 10 (em HD) e 310 (em SD). Assim, a Globo passa a estar disponível em todos os operadores portugueses, chegando a um total de 3,7 milhões de lares. “Há vários meses, começamos um trabalho de reformulação da marca, dos produtos e dos nossos dois canais. Paralelamente, outros protagonistas estavam a fazer um acordo comercial, um acordo de parceria, para que pudéssemos anunciar que, a partir desta terça-feira, a Globo passa a fazer parte do pacote do MEO”, anunciou o diretor da estação.

No ar desde 2012, inicialmente como canal exclusivo da então ZON, a Globo tem visto a sua audiência aumentar e disputa agora o segundo lugar do cabo com o Hollywood e o Disney Channel, ficando apenas atrás da CMTV. Desde o início de 2018, o canal de acesso livre da Globo registou uma média de 1,9% de share, com um crescimento homólogo de audiência de 8% no primeiro trimestre face a 2017. Vários dos seus programas têm conseguido liderar o ranking do cabo, com destaque para as novelas Tempo de Amar, Rock Story, Malhação e Pega Pega.

Com 1h31 assistidos em média por dia, a Globo é o canal de cabo com maior tempo médio de visionamento e chega a mais de 1 milhão e meio de espectadores por semana. Por outro lado, o canal premium tem resultados modestos, com uma média de apenas 600 espectadores (0,0% de share) sintonizados ao longo do dia.

Segmentação determina a nova identidade

Os dois canais brasileiros ganharam a partir desta terça-feira um novo conceito. Globo e Globo Now, anteriormente designado Globo Premium, passam a ter uma nova assinatura: para o primeiro, “Viva toda a emoção”, em referência à dramaturgia que domina a programação do canal; e, para o segundo, “Viva todo o momento”, que traz um olhar brasileiro sobre a actualidade do Brasil e do Mundo.

No âmbito deste rebranding está incluída a abertura do sinal da Globo Now na NOS, NOWO e Vodafone entre os dias 18 de abril e 1 de maio. Desta forma, os assinantes destes operadores vão poder assistir, de forma gratuita, à estreia da terceira temporada de Tamanho Família e ainda a programas emblemáticos como Mais Você, Encontro com Fátima Bernardes, Caldeirão do Huck, Domingão do Faustão, Altas Horas, Fantástico, entre outros. Para novas adesões, o custo do canal pago será reduzido para 7,5 euros nos três meses seguintes.

A campanha de promoção da nova vida dos canais Globo, que terá presença em várias plataformas, é protagonizada por figuras da estação. Camila Queiroz, Taís Araújo, Cauã Reymond e Tony Ramos representam a emoção da ficção, e Tadeu Schmidt, Sandra Annemberg, Faustão e Fátima Bernardes são os rostos da atualidade.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Miriam Margolyes
Miriam Margolyes de ‘Harry Potter’ responde a comentários de J.K. Rowling