Após quase um ano de espera, The 100 está finalmente de regresso à CW, já no dia 24 de abril, para a sua quinta temporada. O Espalha-Factos reuniu as principais novidades de modo a que fiques informado sobre o que a próxima temporada reserva.

Praimfaya” o fim do mundo ou o começo de um novo?

A quarta temporada de The 100 terminou em maio de 2017, deixando algumas perguntas por responder. Praimfaya, a onda de radiação, não só destruiu o mundo pela segunda vez como também mudou o decorrer da série, impulsionando a história seis anos no futuro.

O que aconteceu a Clarke (Eliza Taylor) durante os últimos seis anos? Quem é a Madi (Lola Flanery), a jovem nightblood que aparece no final da temporada junto de Clarke? Será que Octavia (Marie Avgeropoulos) conseguiu liderar os restantes sobreviventes no bunker? Terão Bellamy (Bob Morley), Raven (Lindsey Morgan), Murphy (Richard Harmon), Monty (Christopher Larkin), Harper (Chelsey Reist), Emori (Luisa D’Oliveira) e Echo (Tasya Teles) sobrevivido todos estes anos no espaço? Quem são os prisioneiros a bordo da Eligius?

Jason Rothenberg, produtor executivo da série, confirmou, na Comic Con San Diego, que a quinta temporada será sobre “regeneração e renascimento”, não só do planeta Terra, mas também da própria história das personagens. RothenbergClarke e Madi como os novos Grounder, os prisioneiros de Eligius sendo os novos sobreviventes da Arca e Wonkru como os novos Mountain Men.

“Desde que os 101 [os 100 mais Bellamy] desceram à Terra, até à “Praimfaya”, passaram mais ou menos 10 meses e as personagens mudaram imenso.  Desta forma, é de esperar uma grande transformação após seis anos. Algumas das personagens mais adoradas poderão não o vir a ser, nesta temporada”, comentou Rothenberg durante o painel principal.

“There are no good guys”

O trailer da quinta temporada, lançado pela CW, no passado dia 14 de março, revela um cenário pós-apocalíptico, com os três grupos que sobreviveram à Praimfaya, para além dos passageiros de Eligius, a nave que chegou à Terra, no final da temporada anterior.

O vídeo, com quase quatro minutos, começa com Clarke sozinha, poucos meses depois de o segundo apocalipse ter devastado a Terra. “É como se nunca estivéssemos estado aqui”, refere Clarke depois de ter percorrido vários lugares na Terra, incluindo Arkadia e Pólis, agora reduzidas a ruínas.

De facto, foi revelado na WonderCon 2018, por Jason Rothenberg, que os primeiros 28 minutos do episódio de estreia da quinta temporada contarão apenas com Clarke em cena.

Para deleite dos fãs presentes no evento, foram emitidos os primeiros 15 minutos da temporada. O episódio começa passados apenas 42 dias após a onda de radiação ter atingido a Terra. Nele vemos Clarke a tentar processar tudo o que aconteceu enquanto procura por sobreviventes, tentando também estabelecer contacto com Bellamy.

Ao longo de todo o trailer, vemos que o foco principal desta temporada recairá sobre o último lugar habitável na Terra – The Valley – local onde Madi e Clarke vivem. Será uma luta constante pela sobrevivência e, tal como Clarke afirma no final do vídeo, nesta batalha “There are no good guys”.

Em entrevista à IGN, quando questionado sobre um possível final feliz, Rothenberg afirmou que “a série é uma tragédia por isso, não há final feliz. É de esperar que continuem a ocorrer mais mortes e que muitas relações acabem”.

Para além deste trailer, já tinha sido lançado, na Comic Con San Diego 2017, um teaser da quinta temporada. Nele, Madi (ainda interpretada por Imogen Tear) narra a “história” da série como se fosse um conto de fadas.

Quem são os prisioneiros a bordo de Eligius?

Durante o painel principal da Comic Con, Rothenberg anunciou uma das maiores revelações sobre a nova temporada. Não só confirmou que os passageiros a bordo da Eligius são realmente da Terra, como também revelou que provêm de uma época pré-apocalíptica, estando apenas a décadas de distância do nosso tempo.

Deixaram o planeta antes do primeiro apocalipse e foram congelados através de um processo de crio-preservação por mais de 100 anos, o que os torna contemporâneos à própria audiência da série. De todos os passageiros a bordo da nave, o produtor executivo de The 100 dá destaque a três novas personagens.

Ivana Milicevic, atriz de Banshee e Gotham, junta-se ao elenco onde interpretará Charmaine Diyoza. Para além de prisioneira, Charmaine é também uma implacável estratega militar que vai entrar em confronto direto com as personagens que já conhecemos, na tentativa de se apoderar do último lugar habitável na Terra.

Outra novidade no elenco é o ator William Miller, que participou em algumas séries de sucesso em Espanha. O ator irá dar vida a Robert McCreary, um misterioso prisioneiro cujos seus métodos cruéis e violentos fazem dele um verdadeiro antagonista às personagens principais.

A fechar este trio, temos o ator Jordan Bolger que dará vida a Zeke Shaw. Viciado em adrenalina e com uma inteligência acima da média, Shaw poderá vir a ter um romance com uma das personagens já existentes.

Lê também: 5 filmes sobre conspiração e guerra

Diferentes formas de liderar

Apesar da chegada de Eligius, Jason Rothenberg afirmou, durante a o painel da Comic Con, que o trio no centro da história continuará a ser Bellamy, Clarke e Octavia. De acordo com o produtor executivo, vão ocorrer vários flashbacks com o intuito de explicar o que aconteceu a estas personagens nos últimos seis anos. Ainda assim, revelou que os seus estilos de liderança vão ser bastante diferentes e, por essa razão, irão entrar em conflito em determinadas situações.

Durante a WonderCon 2018, Eliza Taylor enfatizou várias vezes que está entusiasmada pela sua personagem (Clarke) vir a abraçar um lado mais maternal. Porém, a atriz garantiu que o facto de Clarke ser agora mãe adotiva só fará com que esta se foque em proteger Madi a todo custo, mesmo que algumas das suas decisões possam não agradar a todos.

Bob Morley falou um pouco sobre como a sua personagem mudou após ter partido para o espaço:“ Bellamy cresceu bastante, tornou-se mais adulto, pacifista e um bom líder que toma decisões usando o seu coração e a sua inteligência em simultâneo, cumprindo assim o pedido que Clarke lhe fez, antes de este partir para o espaço”.

Contudo, segundo Rothenberg, Octavia será a personagem que mais mudou: “Está, novamente, debaixo do chão, mas desta vez é forçada a assumir o papel de líder e fará de tudo para garantir a ordem”.

Marie Avgeropoulos revela estar empolgada com o papel que Octavia vai desempenhar na próxima temporada, sobretudo depois de ter sido intitulada de “Red Queen” (Rainha Vermelha).

“Nenhum clã deixou de lado as suas diferenças, o que resultou em inúmeras lutas e tumultos por isso, para manter a paz, Octavia teve que encontrar uma maneira de repreender quem não cumprisse as regras. Aparentemente encontrou uma maneira bastante sangrenta de o fazer”, afirmou Avgeropoulos, numa entrevista à TVLine .

“Nada de heróis. Só sobreviventes”. Esta é a mensagem presente no cartaz oficial da quinta temporada de The 100. O cartaz está dividido em duas partes: acima do solo temos Clarke, Madi e as sete personagens que se refugiaram na Arca; já no subsolo vemos Octavia rodeada por alguns dos sobreviventes do bunker. Segundo alguns fãs, esta divisão poderá querer dizer que Clarke e Octavia irão estar em lados opostos na luta pelo The Valley.

Cartaz oficial da quinta temporada de The 100

Cartaz oficial da quinta temporada de The 100 (Imagem: CW/Divulgação)

Novidades no elenco

Já não é surpresa para ninguém que Echo (Tasya Teles) vai voltar na quinta temporada, mas desta vez com um papel regular, após ter-se juntado aos restantes sobreviventes, no final da quarta temporada. Segundo Rothenberg, a antiga guerreira da Ice Nation não só irá se aproximar de Bellamy, mas também vai ensinar Raven a lutar.

Por outro lado, e segundo a TVLine, quem irá perder o seu papel regular em The 100 é o ator Isaiah Washington. Apesar do anúncio da sua ausência, o ator confirmou, na sua conta oficial de Instagram, que Thelonious Jaha estará de volta à série no episódio três da quinta temporada. Resta saber se será apenas uma participação especial.

Uma novidade no elenco é Mike Dopud (Arrow, Dark Matter). Dopud interpretará Vinson, um ex-prisioneiro e serial killer a bordo de Eligius.

Outra das novas aquisições do elenco é Kyra Zagorsky. A atriz vai dar vida a Kara Cooper, uma das sobreviventes do bunker. Contudo, pouco se sabe sobre a sua personagem, sabemos apenas que Zagorsky aparece no cartaz oficial da quinta temporada ao lado de Octavia, indicando que, possivelmente, será sua aliada.

O paraíso terrestre

A CW divulgou, no passado dia quatro de abril, as primeiras imagens promocionais do episódio de estreia da quinta temporada de The 100.

Este slideshow necessita de JavaScript.

“Eden” é o título do primeiro episódio e faz referência direta ao Jardim de Éden, conhecido na cultura cristã por ser um paraíso criado por Deus para Adão e Eva, no início dos tempos. Desta forma, e pegando no tema da temporada –“regeneração e renascimento”The Valley será também visto como um paraíso,  todavia uma vez que é o último lugar na Terra onde a espécie humana pode sobreviver.

A quinta temporada contará com um total de 13 episódios. Para além do primeiro episódio, o IMDb já disponibilizou os títulos dos três episódios seguintes, bem como as suas respetivas sinopses.

Em Portugal, a quinta temporada de The 100 estará disponível através do catálogo da Netflixa partir do dia 29 de abril, com episódios semanais.