Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, a Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal e todas as estruturas de poder local, oferecem ao público um leque de atividades gratuitas durante toda a semana. 

Para 2018, o tema proposto foi: De geração em geração e as diversas iniciativas promovidas são de cariz gratuito, assim como todas as entradas em Monumentos, Museus e Palácios, sob a tutela da DGPC, não serão pagas no dia 18 de abril.

9b12e6aa7bef10a13556e3a54e8fe398

Fonte: Direção Geral do Património Cultural

AVEIRO
A Igreja da Misericórdia de Aveiro, acolhe em parceria com o Coro Polifónico de Aveiro, um concerto do grupo coral francês Choral Beltza Gorria de St.Jean LuzO concerto terá lugar pelas 18h, de dia 18 de abril, na cidade que muitos intitulam de Veneza portuguesa.
BEJA

Um novo brilho. A Idade do Bronze e a conferência: Um mundo em mudança. Transformação e diversidade nas sociedades da Idade do Bronze do Sudoeste. A conferência é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Serpa e o Arqueólogo Miguel Serra, que irá falar no dia 19 de abril, pelas 21h30.

BRAGA
O Pelouro do Património – Serviço de Arqueologia, da Câmara Municipal de Braga, organiza o Ateliê Vamos Azulejar. O objetivo é que os participantes fiquem familiarizados com a pintura sobre azulejo e as diferentes técnicas desta arte. Vão acontecer duas sessões, uma dia 18 de abril às 9h15 e outra pelas 14h15 do mesmo dia.

Fonte: MAAT

BRAGANÇA

Fruto do projeto ibérico entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje consagra, desde 2007, um espaço de divulgação das tradições destas duas regiões. Aqui poderá encontrar trajes, adereços, objetos e máscaras feitas por artesãos portugueses e espanhóis, e que serviram para as “Festas de inverno”, nas regiões de Trás-os-Montes, Alto Douro e Zamora.

CASTELO BRANCO

O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior organiza Encontros intergeracionais – A vida na fábrica: conversas com antigos trabalhadores têxteis na Real Fábrica Veiga. O evento será um conjunto de conversas que vão permitir aos mais novos conhecer as realidades de uma época e as histórias de vida, naquela que foi a segunda casa de muitos operários fabris. A atividade funcionará em quatro turnos, durante o dia 18 de abril: 9h30-11h (no trabalho); 11h-12h30 (na ultimação); 14h30-16h (na fiação) e 16h-17h30 (na secção de fabricação).

COIMBRA

A cidade dos estudantes recebe o Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus, nos dias 20 e 21 de abril. O evento procura reunir e discutir a importância destes espaços como forma de cultura e a sua presença nos circuitos culturais. A iniciativa conta com a participação de mais de 8 países e é fruto do trabalho concertado entre o Café Santa Cruz, a Associação dos Cafés com História de Portugal e a Associação Europeia dos Cafés Históricos.

ÉVORA
A Direção Regional de Cultura do Alentejo, em parceria com o Núcleo de Estudantes de História e Arqueologia da Universidade de Évora, promove as Jornadas de História e Arqueologia dedicadas a conferências e apresentações de trabalhos, dia 19 de abril, entre as 10h e as 17h30.
FARO

Menu Histórico é o que poderá ser degustado em Faro. Numa ação entre os restaurantes locais e a Câmara Municipal de Silves, até dia 22 de abril, poderá provar em snack-bares e pastelarias locais, para além das ementas habituais, menus inspirados em receitas históricas.

PODERÁ LER TAMBÉM: FESTA DOS MUSUES PROMOVE A CULTURA EM LEIRIA

GUARDA
Umas Termas dentro de uma falha geológica, da pré-história Recente à atualidade guiará os visitantes às instalações das Termas de Longrovia, no dia 18 de abril, pelas 15h. Um encontro que servirá também para a compreensão daquela que foi a ocupação humana no local, desde a pré-história até à atualidade.
LEIRIA
Com o turismo cultural em crescente, Leiria acolhe uma conferência sobre Design Thinking e Turismo Cultural a ter lugar dia 21 de abril, pelas 15h30, na Rua Tenente Valadim, 8 – 1º piso, em Leiria. A conferência procurará abordar tópicos como o crescimento do setor do turismo em Portugal e as suas relações com as áreas criativas.
LISBOA

O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), acolhe duas novas exposições: Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno e The Happy Show.  A primeira é composta por obras de mais de 40 artistas sobre as transformações climáticas e a segunda traz ao debate as questões relacionadas com a felicidade, através das fronteiras estabelecidas entre o design gráfico e a arte, a ciência e a cultura, procurando os limites e interferências desses mesmos conceitos.

Fonte: MAAT

PORTALEGRE
A Câmara Municipal de Nisa inaugura um forno comunitário existente no centro histórico da cidade e que foi reabilitado. Este contém agora uma exposição temática sobre a sua função quotidiana e as memórias ao longo do tempo. A inauguração irá ocorrer dia 18 de abril, pelas 16h30 e dará de novo este espaço à comunidade.
PORTO

O arquiteto chinês Li Xiaodong é o convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para mais uma conferência, inserida no Ciclo Internacional Contexto(s) na Arquitetura Contemporânea: 5 continentes. Dia 18, pelas 17h, no Auditório Fernando Távora, o arquiteto premiado pela UNESCO, irá falar sobre o seu trabalho, uma aproximação espiritual e racional à arquitetura, no contexto cultural e espacial chinês.

SANTARÉM

Artefactos, brindes e afins: património a preservar de geração para geração irá trazer, à biblioteca da Escola Superior Agrária de Santarém, aqueles que foram os materiais colecionados e relacionados com a escola. A exposição irá inaugurar a 18 de abril e estará aberta ao público até dia 7 de maio, das 9h-18h.

SETÚBAL
Dia 21 de abril, pelas 15h, Setúbal recebe: Ao longo da história da assistência à saúde, em Setúbal, uma visita guiada através dos diferentes locais que prestaram apoio à saúde daquele concelho. Uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Setúbal, o Convento de Jesus, o Serviço Municipal de Bibliotecas e Museus e o Museu de Setúbal.

Fonte: FAUP

VIANA DO CASTELO
Com uma forte ligação ao mar e às suas artes, Viana do Castelo, em parceria com a Direção-Geral da Autoridade Marítima – Direção de Faróis, irá abrir as portas do Farol de Montedor. A visita acontecerá no próximo dia 18 de abril, entre as 10h-12 e as 14h-17h e contará com uma breve descrição da história e funcionamento daquele equipamento.
VILA REAL
A UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro – e o  CETRADCentro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento -, vão apresentar em Vila Real um seminário sobre A Imagem Turístico-Patrimonial do DouroA este, dia 18 de abril, pelas 14h30, seguir-se-á uma mesa redonda, que contará com a presença de Ana Branca Soeiro de Carvalho, Fernando Faria Paulino, Gonçalo Mota e Nieves Losada.
VISEU

Para celebrar os 20 anos da reabilitação do Mosteiro de São João de Tarouca, o arqueólogo Luís Sebastian – corresponsável pela intervenção no edifício -, conduzirá uma visita guiada às reservas, dia 21 de abril, pelas 15h. Classificada como Monumento Nacional no ano de 1956, a escavação e trabalhos de preservação decorreram entre os anos de 1998 e 2007, no famoso Projeto Vale do Varosa, que valeu à região a classificação de Património da Humanidade.

AÇORES

Santa Maria à Vista, Água na Crista – Rota Patrimonial pela Atmosfera de São Miguel é a proposta apresentada pelo Museu Carlos Machado, em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no alerta dos cidadãos para os temas do clima. Dia 19 de abril, das 10h-16h e com pré-inscrição no Museu Carlos Machado ou através do número 296 202 930.

MADEIRA

Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1947, a Quinta das Cruzes teve diferentes funções ao longo dos séculos, sendo a sua arquitetura o exemplo mais singular dessas mesmas transformações. Memórias de um Lugar | Uma casa…uma quinta…um Museu é a atividade proposta no Funchal, dia 18 de abril, entre as 11h-12h ou entre as 15h-16h.