Para celebrar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, a 18 de abril, a Direção-Geral do Património Cultural, em colaboração com o ICOMOS Portugal e todas as estruturas de poder local, oferecem ao público um leque de atividades gratuitas durante toda a semana.
Para 2018, o tema proposto foi: De geração em geração e as diversas iniciativas promovidas são de cariz gratuito, assim como todas as entradas em Monumentos, Museus e Palácios, sob a tutela da DGPC, não serão pagas no dia 18 de abril.

AVEIRO
BEJA
Um novo brilho. A Idade do Bronze e a conferência: Um mundo em mudança. Transformação e diversidade nas sociedades da Idade do Bronze do Sudoeste. A conferência é uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Serpa e o Arqueólogo Miguel Serra, que irá falar no dia 19 de abril, pelas 21h30.
BRAGA
BRAGANÇA
Fruto do projeto ibérico entre o Município de Bragança e a Diputación de Zamora, o Museu Ibérico da Máscara e do Traje consagra, desde 2007, um espaço de divulgação das tradições destas duas regiões. Aqui poderá encontrar trajes, adereços, objetos e máscaras feitas por artesãos portugueses e espanhóis, e que serviram para as “Festas de inverno”, nas regiões de Trás-os-Montes, Alto Douro e Zamora.
CASTELO BRANCO
O Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior organiza Encontros intergeracionais – A vida na fábrica: conversas com antigos trabalhadores têxteis na Real Fábrica Veiga. O evento será um conjunto de conversas que vão permitir aos mais novos conhecer as realidades de uma época e as histórias de vida, naquela que foi a segunda casa de muitos operários fabris. A atividade funcionará em quatro turnos, durante o dia 18 de abril: 9h30-11h (no trabalho); 11h-12h30 (na ultimação); 14h30-16h (na fiação) e 16h-17h30 (na secção de fabricação).
COIMBRA
A cidade dos estudantes recebe o Encontro Internacional de Cafés Históricos Europeus, nos dias 20 e 21 de abril. O evento procura reunir e discutir a importância destes espaços como forma de cultura e a sua presença nos circuitos culturais. A iniciativa conta com a participação de mais de 8 países e é fruto do trabalho concertado entre o Café Santa Cruz, a Associação dos Cafés com História de Portugal e a Associação Europeia dos Cafés Históricos.
ÉVORA
FARO
Menu Histórico é o que poderá ser degustado em Faro. Numa ação entre os restaurantes locais e a Câmara Municipal de Silves, até dia 22 de abril, poderá provar em snack-bares e pastelarias locais, para além das ementas habituais, menus inspirados em receitas históricas.
PODERÁ LER TAMBÉM: FESTA DOS MUSUES PROMOVE A CULTURA EM LEIRIA
GUARDA
LEIRIA
LISBOA
O Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), acolhe duas novas exposições: Eco-Visionários: Arte, Arquitetura após o Antropoceno e The Happy Show. A primeira é composta por obras de mais de 40 artistas sobre as transformações climáticas e a segunda traz ao debate as questões relacionadas com a felicidade, através das fronteiras estabelecidas entre o design gráfico e a arte, a ciência e a cultura, procurando os limites e interferências desses mesmos conceitos.

PORTALEGRE
PORTO
O arquiteto chinês Li Xiaodong é o convidado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto para mais uma conferência, inserida no Ciclo Internacional Contexto(s) na Arquitetura Contemporânea: 5 continentes. Dia 18, pelas 17h, no Auditório Fernando Távora, o arquiteto premiado pela UNESCO, irá falar sobre o seu trabalho, uma aproximação espiritual e racional à arquitetura, no contexto cultural e espacial chinês.
SANTARÉM
Artefactos, brindes e afins: património a preservar de geração para geração irá trazer, à biblioteca da Escola Superior Agrária de Santarém, aqueles que foram os materiais colecionados e relacionados com a escola. A exposição irá inaugurar a 18 de abril e estará aberta ao público até dia 7 de maio, das 9h-18h.
SETÚBAL

VIANA DO CASTELO
VILA REAL
VISEU
Para celebrar os 20 anos da reabilitação do Mosteiro de São João de Tarouca, o arqueólogo Luís Sebastian – corresponsável pela intervenção no edifício -, conduzirá uma visita guiada às reservas, dia 21 de abril, pelas 15h. Classificada como Monumento Nacional no ano de 1956, a escavação e trabalhos de preservação decorreram entre os anos de 1998 e 2007, no famoso Projeto Vale do Varosa, que valeu à região a classificação de Património da Humanidade.
AÇORES
Santa Maria à Vista, Água na Crista – Rota Patrimonial pela Atmosfera de São Miguel é a proposta apresentada pelo Museu Carlos Machado, em parceria com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, no alerta dos cidadãos para os temas do clima. Dia 19 de abril, das 10h-16h e com pré-inscrição no Museu Carlos Machado ou através do número 296 202 930.
MADEIRA
Classificado como Imóvel de Interesse Público em 1947, a Quinta das Cruzes teve diferentes funções ao longo dos séculos, sendo a sua arquitetura o exemplo mais singular dessas mesmas transformações. Memórias de um Lugar | Uma casa…uma quinta…um Museu é a atividade proposta no Funchal, dia 18 de abril, entre as 11h-12h ou entre as 15h-16h.